41.1
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Recusa em fornecer declaração de atraso

Pedro Henrique
Pedro Henrique apresentou a reclamação
13 de dezembro 2019
No dia 13 de dezembro cheguei à estação do metro do Campo Grande sensivelmente pelas 9h15, o metro só chegou pelas 9h21m, entrei no metro, as portas fecharam, as luzes apagaram, a porta abriu e fechou várias vezes, até que se ouviu no altifalante que o referido comboio do metro estava avariado pelo que tínhamos de sair. Saímos todos do metro e fiquei à espera do seguinte, que só chegou pelas 9h30 e partiu às 9h31, portanto a troca do comboio do metro avariada gerou cerca de 10 minutos de atraso.

Como tal cheguei atraso ao trabalho em cerca de 10/5 minutos (sim, porque para além dos 10 minutos perdido na troca de comboios do metro, o numero de pessoas aumentou em virtude de 10 minutos de pessoas a chegar à plataforma, ficámos todos sardinha em lata e o entra e sai nas estações foi sempre muito demorado, com portas a fechar e a voltar a abrir pois as pessoas forçavam as portas para entrar, tal era a multidão!!!).

Pedi através do email "atendimento@metrolisboa.pt" que me enviasse uma declaração de atraso de 10m para eu apresentar na minha entidade patronal para justificar o meu atraso. Eis quando para meu espanto, me responderam que nada tinha acontecido que tivesse originado atrasos de maior. Para o metro 10 minutos não são atrasos de maior? É que para o trabalho das pessoas, 1 minuto já é atraso, quanto mais 10m. O que é para o metro um atraso prolongado? Onde está isso definido?
Há com certeza registo do que aconteceu, porque se recusam a admitir o que aconteceu e enviar o comprovativo do atraso?
Data de ocorrência: 13 de dezembro 2019
30 de dezembro 2019
Proc. 112302

Exmo. Senhor Pedro Puga,

No caso ora em apreço, segundo o relatado, o comboio onde seguia, por motivo de avaria, que colocavam em causa a segurança, não podia circular com passageiros, tendo sido evacuado.

Perante este tipo de ocorrências, o comboio que se encontra na estação imediatamente antes, avança mal tenha autorização para tal, para a da ocorrência, não afetando assim a normal circulação de comboios.

Embora lamentemos os transtornos descritos e pelos quais apresentamos o nosso pedido de desculpas, no entanto não podemos corresponder ao solicitado, pois não houve perturbação ou interrupção na circulação por mais de 15 minutos.

No ML são passadas em todas as estações do Metropolitano de Lisboa declarações relativas a interrupções de circulação decorridos 15 minutos do início das mesmas, sendo estas últimas emitidas com base no tempo efetivo de circulação, ou seja, considerando o momento em que a circulação se interrompeu e o momento em que foi retomada.

No caso concreto, no dia em causa, não se tratando de interrupção de circulação, não nos é possível corresponder ao solicitado.

Por fim, informamos que a sua exposição foi encaminhada para a área competente para análise e atuação em conformidade.

Esperamos ter prestado os devidos esclarecimentos, subscrevemo-nos cordialmente,

N. Martins
Gestão de Reclamações
Pedro Henrique
30 de dezembro 2019
Péssima política a vossa. Para vocês, menos de 15 minutos não é atraso mas para as pessoas que chegam atrasadas ao trabalho menos de 15 minutos são atrasos na mesma. Um atraso é um atraso, seja de 10 minutos seja de uma hora ou outro atraso qualquer.

A vossa política é simplesmente ridícula. Sempre que há uma avaria, e vocês admitem que existiu, devia, emitir uma declaração a dizer isso mesmo. Ridículo!!! É falta de respeito pelas pessoas que necessitam, infelizmente, de usar os vossos transportes públicos, que ficam sujeitos à vossa política!