40.8
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Serviço medíocre

Luis Alexandre Oliveira de Abreu Barata
Luis Barata apresentou a reclamação
26 de novembro 2021
O Metro de Lisboa (ML) tem-nos habituado desde há largos anos a um serviço medíocre. Medíocre por via da redução de frequência de passagem dos comboios, medíocre na redução muito frequente do número de composições a circular. Estes 2 aspectos adquirem especial relevância no momento de pandemia que atravessamos, em que é promovida a responsabilização dos utentes pela observância do distanciamento de segurança, criando o ML, por oposição, condições para que esse esforço se torne, em demasiadas circunstâncias, manifestamente impossível. Ontem por exemplo, dia 25 de novembro de 2021, por volta das 19:30, é apresentado na estação de Baixa-Chiado, um tempo de espera de 20 minutos (!) no comboio para Telheiras. Tempos acima dos 10 minutos, mesmo que a horas ditas de baixa procura são absolutamente inadmissíveis num transporte desta natureza em qualquer cidade de um país dito desenvolvido. Em Lisboa é o quotidiano. Terá o ML, com a decisão de implementação de medidas desta natureza, a noção da sua responsabilidade na disseminação do SARS-CoV-2 e na mais que provável consequente morte de utentes ou pessoas a eles próximas?
Por fim, o ML presta um serviço medíocre por não garantir recorrentemente o correcto funcionamento das condições de acessibilidade em muitas das suas estações. Contam-se às dezenas o número de escadas e passadeiras rolantes desactivadas, avariadas ou paradas, algumas delas por períodos superiores a 6 meses, de que é exemplo uma das escadas que serve a estação da Baixa-Chiado, uma das mais movimentadas. Esta falha com tanto de inexplicável como de inadmissível impede a correcta fluidez de circulação de pessoas, promovendo muitas vezes, uma vez mais, clusters de proximidade que tanto se pretendem evitar. Não se consegue perceber tanta passividade, irresponsabilidade, incompetência e impunidade de quem decide no ML. Para quando um mudança?
Data de ocorrência: 25 de novembro 2021
15 de dezembro 2021
Assunto: Acessos mecânicos e circulação de comboios
Proc. 116824

Exmo. Senhor Luís Barata,

Acusamos a exposição efetuada em 2021.11.26, à qual demos a merecida atenção.

Gostaríamos de começar por informar que a informação sobre o tempo de espera, nos Painéis de Informação, deve considerar-se meramente indicativa. Por razões operacionais a que o Metro está sujeito, o tempo é constantemente ajustado, consoante ocorram alterações na circulação a montante ou a jusante, uma vez que o sistema de circulação de comboios é em “carrossel”.

Pese embora possa não existir registo de avaria ou interrupção na circulação num determinado dia ou hora, esta poderá fazer-se com algum atraso, designadamente por se ter verificado um tempo de paragem superior ao normal em alguma estação, determinando um tempo de espera superior ao previsto, resultando num espaçamento maior entre comboios.

Adicionalmente informamos que, sempre que se verifique que uma ocorrência pode originar interrupção na circulação ou perturbações, resultando num tempo de espera superior a 15 minutos, essa informação é imediatamente veiculada ao cliente, através dos nossos sistema de informação escrita e sonora nos cais das estações.

No caso em concreto para o referido dia, hora e linha, não existe qualquer registo de interrupção ou perturbação na circulação de comboios.

Asseguramos que o Metropolitano de Lisboa tem adotado todas as medidas que se achem adequadas, em estreito cumprimento das diretrizes globais recomendadas pelas autoridades de saúde e segurança.

Esclarecemos ainda que o Metropolitano de Lisboa assegura a operacionalidade dos equipamentos instalados na sua rede, designadamente dos elevadores, escadas e tapetes mecânicos, cumprindo sempre os requisitos para o transporte de pessoas em segurança. Apesar de estes equipamentos se encontrarem sob permanentemente supervisão, ações de monitorização e manutenção regular, estão sujeitos a avarias inesperáveis, que procuramos reparar com a maior celeridade possível.

Sempre que é reportada qualquer anomalia, estes equipamentos são imediatamente colocados fora de serviço para verificação e reparação. Embora haja a pronta deslocação das equipas de manutenção ao local, em determinadas situações, devido à complexidade da avaria e a antiguidade do equipamento, o período de reparação pode ser mais longo do que o esperado.

Por fim, lamentamos não ter correspondido às suas expetativas e agradecemos a sua exposição e sugestões que, nos assistem a dar continuidade ao trabalho que desenvolvemos, para melhorar o nosso serviço e garantir a satisfação dos nossos clientes.

Esperando ter prestado os devidos esclarecimentos, subscrevemo-nos, atenciosamente,

Gestão de Reclamações
R. Pereira
Luis Alexandre Oliveira de Abreu Barata
Luis Barata avaliou a marca
16 de fevereiro 2022

Empresa com absoluta falta de humildade em assumir as falhas gritantes reportadas, quanto mais agir, nomeadamente ao nível da falta de manutenção, p.e. só na estação da Baixa-Chiado existe uma escada rolante avariada há mais de 1 ano (!). Recentemente nem as várias lâmpadas fundidas nas zonas dos cais são capazes de substituir.