41.1
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Tempos de espera, avarias diárias e afins

Rita
Rita apresentou a reclamação
2 de novembro 2017

Venho por este meio reclamar acerca da situação absurda e intolerável que se passa diariamente no metro de Lisboa.

Sou utilizadora diária do metro de Lisboa, e diariamente acontecem situações inadmissíveis e intoleráveis.

O dia de hoje foi para mim a gota d'água duma situação que se arrasta há anos, e que piora a cada dia que passa.

Linha vermelha, estação das Olaias, hora de ponta, 08h07 da manhã, por incapacidade de locomoção apressada da minha parte, que me impossibilita de correr, não consegui apanhar o referido metro, pelo que tive de aguardar 9mn 50sg pelo metro seguinte. Enquanto aguardava pelo metro, indicação de perturbações na linha Azul, situação que ocorre também diariamente.
Quando o metro chega à plataforma, tive de empurrar quem já estava na carruagem, completamente apinhada de gente, pois não poderia aguardar mais 9mn 50sg pelo metro seguinte, pois tenho de entrar a horas no trabalho.

Linha Azul, estação da Baixa-Chiado, fim da tarde, hora de ponta Desci com muito custo as escadas do metro, em direção às escadas rolantes, e deparo me com os 8 lances de escadas rolantes completamente paradas. Desço os 4 lances de escadas, e chego à plataforma às 18h23. Uma vez mais como não consegui correr, tive a infelicidade de não conseguir apanhar esse metro, e tive uma vez mais de aguardar 8mn 50sg pelo metro seguinte. Enquanto aguardava pelo metro, informação de perturbações na linha Vermelha.

Linha Vermelha, estação de São Sebastião, mais 6 lances de escadas rolantes completamente paradas.

Desço uma vez mais todos os lances de escadas, até chegar à plataforma, onde se iam juntando centenas de pessoas à espera do metro que não se sabia quando iria chegar.
Cerca de 10mn depois chegou o metro que ficou logo cheio na referida estação, e entretanto nas estações seguintes, muitas pessoas nem sequer tentaram entrar, não cabia nem uma mosca.

Estação das Olaias, a minha estação terminal, mais uma vez o lance de escadas rolantes completamente paradas, mas aqui tive sorte, o elevador estava a funcionar.

Situações como estas acontecem diariamente, e levam os utentes do metro ao desespero.

Compro o meu passe mensalmente, e o serviço prestado está cada vez pior, completamente inadequado ao número de utilizadores diários do metro de Lisboa.

Para quando um serviço digno de pessoas?
Para quando um serviço que funcione?

O próximo passo será reclamar no livro de reclamações, porque isto já não é inadmissível, isto já é completamente ridículo e absurdo e não pode continuar assim!

Aguardo a resposta à minha reclamação.

Data de ocorrência: 2 de novembro 2017
11 de janeiro 2018
Ao Portal da Queixa
No seguimento da reclamação nº 14052917, apresentada em 2017.11.02, pela Sra. Rita Costa, cumpre-nos prestar-lhes a seguinte informação:
Quanto às anomalias na circulação de comboios, o incumprimento dos horários vigentes, por vezes, decorre de problemas imprevistos de natureza técnica, tais como, avarias em material circulante, de sinalização e/ou outras, na denominada infraestrutura, que podem originar indesejáveis delongas no tempo de espera e/ou interrupções na circulação de comboios.

São ocorrências que procuramos resolver o mais rapidamente possível, com o intuito de minimizar os incómodos que as mesmas venham a causar aos clientes.

Adicionalmente se informa que se encontra em curso um programa de intervenção no material circulante que visa aumentar a disponibilidade do mesmo, permitindo, desta forma melhorar o serviço prestado.

Face ao exposto, e até lá, pedimos a compreensão dos nossos clientes, cientes de que da parte da empresa estamos envolvidos progressivamente em melhorar a oferta de serviço.

Quanto aos acessos mecânicos, o Metropolitano de Lisboa tem de assegurar a máxima operacionalidade funcional de qualquer equipamento, designadamente dos elevadores, escadas e tapetes mecânicos, observando sempre os devidos requisitos de segurança.

Embora estes equipamentos, tal como todos os outros das estações, se encontrem permanentemente sob supervisão e sujeitos a ações de monitorização e manutenção regulares, por vezes ocorrem avarias, as quais procuramos reparar com a maior celeridade possível.

Sempre que é reportada qualquer anomalia, são imediatamente colocados fora de serviço para verificação e reparação, surgindo por vezes situações em que dada a complexidade da avaria detetada, e não obstante as equipas de manutenção se deslocarem rapidamente aos locais, o período de reparação é, infelizmente, mais longo do que o que seria desejado, acarretando em consequência transtornos aos nossos clientes.
Embora conscientes dos inconvenientes que podemos causar à mobilidade dos nossos clientes, e porque para nós a segurança é prioritária, não obstante estarmos a desenvolver

todos os esforços para que as reparações ocorram o mais rapidamente possível, não podemos deixar de apresentar o devido pedido de desculpas por todo o incómodo causado.

Adicionalmente, aproveitamos para informar que na presente data, todas as escadas mecânicas das estações Baixa-Chiado, S.Sebastião e Olaias encontram-se em pleno funcionamento.

Pelos incómodos causados, reiteramos o pedido de desculpas.

M. Sousa
Rita
Rita avaliou a marca
8 de fevereiro 2018

Como utilizadora diária do Metro de Lisboa, aguardo pacientemente uma resposta adequada em termos de transporte dos passageiros, pois diariamente se sucedem situações de tempos de 12mn de espera, por avaria nas linhas, e que resultam num acumulado de gente nas carruagens, sem se conseguir mexer, e quase sem conseguir respirar. Para quando um serviço decente?