Meu Super
Escolha do Consumidor
Janeiro 2021

Meu Super - Banana a preço atractivo em folheto, mas não tanto em loja

Rui Rodrigues apresentou a reclamação

Os factos aqui reportados passaram-se no supermercado "Meu Super" da zona de Arroios em Lisboa, no passado dia 21 de Agosto (sexta-feira) ao final da tarde, princípio da noite:

Ao chegar ao supermercado "Meu Super" consulto o folheto "No verão, o frigorífico da Marta fica ainda mais carregadinho" (https://www.meusuper.pt/wp-content/uploads/2020/07/2020_ESPECIAL-VERAO_MS_BX.pdf), com validade de 24/07/2020 a 25/08/2020, vendo que a banana apresenta um preço de 0.79€/kg, no entanto ao dirigir-me à banca da fruta o preço afixado da banana é de 1.19€/kg. Perante tal discrepância informo a funcionária Danila que o preço da banana não está correto. Ela, não sabendo o que se passa, vai falar com a sua chefe (que não se encontrava na loja e que não me forneceu o seu nome) para averiguar o porquê dos preços estarem diferentes. A resposta que a funcionária Danila me deu foi o de que a banana estava afixada em banca a 1.19€/kg porque vinha de um outro fornecedor, diferente do fornecedor da banana a 0.79€/kg que consta do folheto das promoções. Resposta que para mim não faz qualquer sentido e daí esta reclamação. Não deve ser o cliente a ficar prejudicado porque o supermercado "Meu Super" não admite que tem problemas com os seus fornecedores de bananas. Concluindo, têm a banana a um preço no folheto, e a um outro na banca da fruta da loja, e insistem em não aplicar o preço correto e devido ao cliente. É então que decido fazer uma reclamação no livro de reclamações da loja. Depois de me ser facultado o livro começo a fazer um rascunho num papel para depois passar o texto para o espaço limitado destinado à reclamação. No site da ASAE (https://www.asae.gov.pt/fiscalizacao-economica/informacoes-sobre-atividades-economicas/livro-de-reclamacoes-o-que-e.aspx) pode ler-se; "Escreva de forma legível. Se achar necessário, faça um rascunho numa folha à parte, para que a reclamação final seja o mais objectiva possível". À medida que vou fazendo o texto sou várias vezes interrompido pela funcionária Danila com o objetivo de me apressar na reclamação visto que o fecho da loja estava para breve. Às 21h (hora do fecho da loja) diz-me que tenho de sair porque não podem ter clientes dentro da loja. Recuso sair argumentando que ainda não tinha passado todo o texto do rascunho para o livro de reclamações. Um minuto depois volta a fazer a mesma exigência, mas desta vez ameaçando que chamaria a polícia se eu não saísse de imediato da loja. Mais uma vez recusei, por motivos óbvios de força maior, que seria de concluir a reclamação a que tenho direito. De forma despropositada, abusiva, e insensível, a funcionária Danila chama mesmo a polícia. Pouco depois acabo de escrever a minha reclamação no livro de reclamações e peço a ela que faça a sua parte, escrever os dados da sua empresa e dar-me uma cópia da reclamação. Recusa fazê-lo dizendo que só o fará depois de a polícia chegar. Uns minutos depois faço o mesmo pedido, e ela recusa novamente. Passados uns 15/20 minutos de ali estar retido, chega a polícia. Nada menos que 4(!) agentes. Imagino o que terá dito a funcionária Danila da minha pessoa aquando da chamada que fez para a polícia. Claro que a polícia chega à conclusão que não devia estar ali, dizendo-lhe que não há nada de criminoso ou ilegal na minha postura. O que muito provavelmente e com toda a certeza não se pode dizer da postura da funcionária Danila. Ainda na presença da polícia ela preenche o que tem a preencher e venho-me embora. Quando chego a casa reparo que não me deu a cópia correta e sim o original da reclamação. No dia seguinte, sábado, à hora de almoço voltei ao "Meu Super" para trocar o original pela cópia devida. Enquanto estive à espera da troca constatei que a banana não tinha o preço afixado.

24 ago 2020
Meu Super adicionou uma resposta

Caro Cliente,

Confirmamos a receção desta sua exposição, a qual foi, desde logo, encaminhada para a equipa competente, para análise.

Daremos feedback sobre a situação reportada com a maior brevidade possível.

Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos.

Equipa Meu Super

19 jan 2021