MGEN Saúde
MGEN Saúde
83.9
MGEN DISTRIBUIÇÃO DE SEGUROS, S.A.
  • A MGEN é a única seguradora sem limite de idade na adesão e permanência, sem exclusão de doenças graves ou pré-existentes, sem questionários médicos. É a seguradora que não deixa ninguém para trás.

• Rua Duque de Palmela nº 11 A
    1250-097- Lisboa
  • saude@mgen.pt

MGEN Saúde - Renovação do contrato

Zilton Neves
Zilton Neves apresentou a reclamação
1 de abril 2020
Recebi esta manhã - 01/04/2020 - o email a informar a renovação da anuidade da MGEN para 2020.
A despeito do bom tratamento que até agora recebemos dos prestadores de saúde afiliados à MGEN, gostaria de registar aqui o meu forte protesto pela elevação dos custos em aproximadamente 16%, num ano em que os níveis de inflação oficiais se mantiveram abaixo de 1%.
Aliás isto representa uma “traição” da MGEN para com seus aderentes, uma vez que, após conquistar um novo aderente e fazê-lo passar por períodos de carência obrigatórios em 2019, este permanece como “fidelizado” ao seu programa e recebe este tipo de cobrança, que não condiz minimamente com a situação normal do país. Isto tudo, sem ainda se verificar uma alteração de escalão etário, que caso houvesse, acresceria ainda mais na nossa conta.
Com certeza, este tratamento de má-fé ficará em minha memória, para a avaliação a prestar aos amigos e parentes sobre o tipo de atitude comercial da MGEN. Obviamente, também iremos rever a manutenção de nossa afiliação, por considerarmos este comportamento como desleal aos afiliados.
Data de ocorrência: 1 de abril 2020

O seguro da MGEN, ao contrarios das outras seguradoras, não aumenta o preço em função da sua sinistralidade mas sim da idade. Veja nos seus documentos do ano passado e veja para as idades deste ano quanto pagaria. è normal que haja ajustes e equilíbrios financeiros. Mas ao contrario das outras seguradoras o dinheiro não vai para os accionistas( pois não há).Eu tenho seguro desde 2015 e sempre aumentou, como aumentaria em outra seguradora. Essas outras seguradoras me fariam um inquérito para avaliarem o meu nível de risco e aplicariam o preço sobre esse nível de risco. Por exemplo duas pessoas da mesma idade numa seguradora normal não pagam o mesmo obrigatoriamente. Fala em fidelização e importa reter uma coisa. Todas as seguradoras renovam os seus contratos anualmente e todas possuem períodos de carência, sendo na MGEN mais baixos , e já foram muito mais baixos ( ex Gravidez) mas como as pessoas não compreendiam o que era o mutualismo usavam e depois cancelavam o seguro. A seguradora teve de começar a intervir neste aspeto para evitar abusos.

Devo recordar que nas outras seguradoras se tiver um azar na sua saude e começar a usar muito o seu seguro a MGEN não faz o que as outras fazem , nomeadamente aumentar prémio em função da sinistralidade, e não cancela o contrato de seguro de forma unilateral. Já viu o que é pagar um seguro durante anos e quando mais precisa a seguradora não renova consigo na altura em que mais precisa? Sim isso pode ocorrer mas na MGEN não ocorre. E sempre que pretenda, na altura da renovação pode cancelar o seguro mas na MGEN a readmição pode não ser tão fácil como isso, pode ser exigido uma justificação da saida anterior. Isto é quase como se fosse a ADSE, ou seja as pessoas quando saem já não podem entrar ( para evitar abusos e que as pessoas só lá estejam quando precisam). A ADSE é um bom sistema de protecção de saúde ( não é perfeito) e que muitos portugueses o gostariam de ter. Na MGEN as garantias dadas também são muito maiores que as dos seguros tradicionais, veja bem que é a única seguradora que cobre Pandemias como esta que agora estamos a viver. A MGEN não é uma mutua Perfeita mas a partir deste ano ou do próximo todos nós poderemos votar as melhorias e condições dos nossos produtos. Podemos sugerir novas situações e se forem a votos e vencerem são implementadas. Resumindo: A MGEN é uma seguradora focada na protecção dos seus clientes, onde eles mesmo é que são os donos da seguradora e é uma espécie de ADSE privada. Cobre ainda doenças pré existentes e doenças futuras congénitas estão asseguradas. Verá que na outras seguradoras as doenças congénitas , mesmo futuras, estão excluídas. Espero ter ajudado a perceber melhor o conceito por detrás da MGEN pois a linha orientadora não é a mesma que norteia as outras seguradoras. Sobre o Prémio de seguro volto a lembrar que no seu agregado se forem duas pessoas (EX: 45/35 anos) e se pagarem mensalmente 60 euros fica desde já a saber que todas as pessoas que tenham o mesmo produto MGEN pagam exactamente o mesmo sendo elas obesas fumadoras desportistas.Por isso não foi por a terem captado como cliente....