Marco Paulo Rodrigues, Unipessoal Lda

MH Automóveis - Kms adulterados

Hugo Alves
Hugo Alves apresentou a reclamação
30 de novembro 2017

Adquiri a esta sociedade uma viatura no passado mês de Setembro. Trata-se de uma viatura importada do ano 2015 a qual apresentava o registo de 92 mil kms no momento da compra. Decidida a compra, o vendedor comprometeu-se a entregar a viatura devidamente recondicionada, o que aconteceu passadas algumas semanas após o prazo inicialmente previsto. Passados poucos dias desloquei-me a uma oficina da marca no intuito de efetuar um check up à viatura. Nessa intervenção foi-me dito que relativamente à viatura em causa constava um registo que apontava que há cerca de um ano atrás teria cerca de 140 mil kms! Qual não foi o meu espanto pois havia adquirido a viatura no pressuposto de que a mesma teria menos cerca de 50 mil kms, isto é 92 mil, conforme constava no visor e conforme transmitido pelo vendedor. Acresce a isso que no ano entretanto decorrido certamente a viatura teria efetuado bastantes mais kms. Se num ano tinha percorrido 140 mil kms é admissível que nesse outro ano pudesse percorrer uma distância idêntica. A ser assim a viatura poderia, na data da compra, ter cerca de 280 mil kms! Após tomar conhecimento disto entrei em contacto com o vendedor que mostrou desconhecimento da situação mas que iria averiguar. Mais tarde ofereceu-se para providenciar uma viatura com as mesmas características para substituir a inicialmente adquirida, solicitando um prazo de um mês. Acedi confiando que a situação poderia ser assim resolvida. Entretanto e após várias insistências o vendedor lá remeteu informação sobre duas possibilidades para troca indicando o número de chassis para verificação de kms. Uma viatura com cerca de 120 mil kms e outra com cerca de 140 mil kms. As duas, portanto, com mais kms do que a que adquiri inicialmente. Apesar disso ponderei aceitar a viatura indicada com menos kms (120 mil) caso se confirmasse a informação de que teria realmente essa quilometragem. Após contacto em oficina da marca consegui apurar que o último registo disponível para essa viatura era de dezembro de 2016, altura em que teria cerca de 110 mil kms. Como desde aí já quase um ano havia decorrido pareceu-me pouco verosimel que a viatura apenas tivesse, nesse período, percorrido 10 mil kms. Por esse motivo solicitei ao vendedor evidências, tais como comprovativos de revisão ou outras, com data mais recente, que de alguma forma pudessem garantir a veracidade da informação. Até este momento não obtive qualquer evidencia, qualquer documento nesse sentido, apesar da permanente insistência junto do vendedor. Acresce que ao longo deste penoso processo para obter qualquer informação do vendedor é sempre muitíssimo complicado. A comunicação é quase inexistente. Só após muita insistência e sempre pouco proveitosa. Os compromissos assumidos quase nunca são cumpridos. Dada a dificuldade em resolver o problema, informei o vendedor por e-mail, por sms, e mais tarde, após muita insistência, telefonicamente, que não via outra solução que não fosse a de reverter o negócio inicialmente efetuado, solicitando o agendamento para devolução da viatura e reembolso do preço pago pela mesma. Para isso estava, e estou, disponível para conceder um prazo razoável para que o vendedor pudesse reunir o dinheiro a reembolsar. Acontece que a comunicação que já antes era dificílima passou a ser impossível. As chamadas telefónicas são ignoradas e mesmo rejeitadas. As mensagens de e-mail ou sms também não obtêm qualquer resposta. Sinto-me obviamente defraudado e enganado em todo este processo.

Data de ocorrência: 30 de novembro 2017

E para que servem os advogados? Eu sei que custam dinheiro, mas pode ser que baste um contacto para que seja resolvido o problema. Quem sabe?

ASAE e posteriormente um Advogado, esse caso é considerado crime e punível pelo Código Penal.

Será possivel entrar em contacto consigo? Penso que estou na mesma situação e gostaria de falar consigo. Obrigada