MIDAS PORTUGAL
    Chamada para rede móvel nacional
  • Lake Towers - Edifício D, 3º
    Rua Daciano Baptista Marques 245
    4400-617 Vila Nova de Gaia
  • apoiocliente@midas.pt

Oficinas Midas - Peças inadequadas

David Machado
David Machado apresentou a reclamação
21 de dezembro 2017

Venho reclamar através deste portal como último recurso e última tentativa de tentar encontrar uma solução para o meu problema junto da Midas central, já que a Midas Viseu não me consegue solucionar o problema, aliás são dois, porque referem-se a duas visitas distintas à oficina em duas alturas diferentes, uma em 2015 para substituição dos amortecedores e uma em 2016 para substituição das molas para o meu carro.
Entretanto já lá vai muito tempo que estou à espera de uma solução amigável por parte deles, há mais de um ano seguramente e isto deve-se pelo facto de primeiro eu estar a viver no estrangeiro e segundo eu conhecer o pessoal da oficina e me dar bem com eles. Mas agora basta, porque têm-me dado "banha da cobra" e o tempo vai passando!
O prazo de dois anos para reclamar em relação à primeira factura (amortecedores) esgotou-se mas não o prazo para a segunda factura, a das molas. O tempo vai passando, vão-me pedindo documentos... que estão à espera de uma resposta do fornecedor... se não me mexer vou ficar a arder muito dinheiro, é lamentável.
Resumindo e concluindo o que se passou, foi: em abril de 2015 mudei os amortecedores do carro, até ver ok na altura mas o carro continuava sempre com aquela instabilidade, com movimentos de chassis (tenho um Toledo sport...), achei então, bem..., deve ser das molas então?, o carro tem mais de 200mil km's... decidi mudar as molas em agosto de 2016. Assim que fui buscar o carro à saída da oficina achei um pouco estranho, o carro parecia-me mais baixo de traseira do que frente de forma exagerada... mas estando eu tão farto de oficinas e no dia à seguir tinha que sair de Portugal para uma viagem de carro até à Suíça, fui-me embora mas com a pulga na orelha... quando a certa altura algures pela França, parei numa área de serviço, olhei para o carro, mas o que é isto? tinha o cú quase assente no chão! levava peso, tudo bem, mas não é normal afundar daquela maneira e muito menos com molas novas! e uma surpresa incrível, não é que o gerente da Midas Viseu me telefona naquele preciso momento a perguntar-me se estava tudo bem com o carro (que estranha coincidência) e foi à partir daí que expliquei que algo não estava bem, expliquei tudo, mostrou-se compreensivo mas sempre sem assumir seja lá o que for como era de esperar... Entretanto cheguei à Suíça, passado alguns dias fui ver um mecânico porque o carro tinha um comportamento na estrada horrível, uma instabilidade enorme e a direção instável com perda de aderência, ainda por cima tinha a inspecção obrigatória agendada para o mês à seguir e aqui não brincam com estas coisas!, mal o mecânico olhou para o carro disse logo que algo não estava bem, levantou o carro mostrou-me as molas e vergou-as com a força das mãos... disse-me que aquelas molas NÃO ERAM de maneira nenhuma adequadas para o carro, não eram reforçadas, não suportavam o peso do carro ( vi bem a diferença com as molas de origem mais tarde que entretanto ficaram em Portugal...) mas não era tudo!!! os amortecedores que tinham sido postos em 2015 também não eram conformes, o tipo que as montou ou não percebe nada disso ou então fechou os olhos... então não é que os amortecedores andavam soltos, não estavam fixos pela parte superior no chassis, no compartimento do motor... ou seja via-se o amortecedor a levantar e a baixar conforme levantavam/baixavam o carro no elevador. Os amortecedores não eram para aquele carro, mas como é que é possível!!!! EU NÃO TINHA DITO NADA SOBRE OS AMORETECEDORES, FOI O MECÂNICO QUE DECOBRIU SOZINHO!
Conclusão: tive de meter amortecedores (X4) mais molas (X4) tudo novo novamente PARA PODER PASSAR A INSPECÇÃO, ficou-me um balúrdio: 2235CHF suíços, dá mais coisa menos coisa à volta de 1890euros!!! fora o que já tinha gasto na Midas, à volta de 800/900 euros. No total essa brincadeira ficou-me em cerca de 2790 euros!!! sem falar no tempo gasto das minhas férias em Portugal na oficina para no final arranjar mas é problemas...
O pior disso tudo é que fiz algumas viagens com esse material pondo em risco a vida da minha família porque só tenho pena de não ter tirado umas fotos ao carro, o carro estava um perigo, com as rodas da frente a descolarem do chão... Se fosse agora teria estado quieto, não teria mudado nada, ter-me-ia poupado muita dor de cabeça.
Eu não venho aqui apontar o dedo a ninguém em particular da Midas Viseu mas algo falhou, e dado o meu relacionamento amigável com o pessoal da oficina, o gerente já me conhece há vários anos assim como alguns mecânicos que trabalhavam ainda noutras oficinas em Viseu, eu vou crer que não houve intenção deliberada de me enganar... mas como não há solução à vista para o meu problema eu não tive outra opção senão de vir recorrer à uma reclamação pública e acreditem em mim, fiz tudo para evitar isso... basta ver o tempo que já decorreu.

Data de ocorrência: 21 de dezembro 2017
Oficinas Midas
22 de dezembro 2017
Exmos senhores,

O cliente já foi contactado e devidamente esclarecido em relação a esta situação.

Com os melhores cumprimentos.

Apoio ao cliente Midas.
David Machado
David Machado avaliou a marca
27 de dezembro 2017

Não fiquei totalmente satisfeito com a resolução do problema já que ficaram 500euros de material por devolver mas como a situação já se arrastava há muito tempo e por um lado os serviços centrais foram muito rápidos a responder à minha reclamação no Portal da Queixa e por outro lado terem-me proposto uma solução razoável com devolução de cerca de metade dos valores em causa mais oferta de mudança de óleo, considero-me em parte ressarcido e satisfeito pelo menos com a celeridade do problema. Estou em parte satisfeito porque vivo na Suíça e 500euros para mim não significa grande prejuízo mas se estivesse a viver em Portugal com um salário por exemplo de 1000 euros limpos, aquilo que eu ganhava há algum tempo atrás, não poderia aceitar essa proposta e teria que avançar com outras medidas se tal fosse necessário. Portanto foi também por uma questão de justiça além do dinheiro que apresentei queixa. Concluíndo, o problema com a Midas está resolvido e sinto-me satisfeito por isso e quero deixar aqui os meus agradecimentos ao Portal que foi uma mais-valia para mim, o meu obrigado.