MIDAS PORTUGAL
    Chamada para rede móvel nacional
  • Lake Towers - Edifício D, 3º
    Rua Daciano Baptista Marques 245
    4400-617 Vila Nova de Gaia
  • apoiocliente@midas.pt

Oficinas Midas - Revisão oficial, 8km depois, motor novo

Hugo apresentou a reclamação
18 de agosto 2020 (editada a 18 de agosto 2020)
No dia 15/06/2020 levei o meu carro - Peugeot 308 SW de 2018 - com 22900 Km a fazer a "revisão oficial da marca" à Midas Vale das Flores em Coimbra. A intervenção demorou algumas horas, fui contactado ao ínicio da tarde para ir buscar o carro uma vez que a revisão já estaria feita. Assim fiz. Por volta das 15:15 efectuei o pagamento da revisão e peguei no carro para ir para casa.
Após 8km, senti o carro a engasgar e passados uns segundos, a rotação do motor disparou para o máximo e o carro entrou em autocombustão (também conhecido de "motor desalvorado"). Para quem não sabe, o processo de autocombustão acontece quando existe óleo que é aspirado pela admissão, iniciando assim um ciclo infinito em que o motor passa a queimar o óleo e não pára de trabalhar na rotação máxima mesmo que se desligue chave, bateria, etc. A única forma de o fazer parar é engatar o carro na mudança mais alta e largar a embraiagem de forma repentina e assim fazer o motor engasgar e dessa forma, parar. Após alguns momentos com o carro em autocombustão e bastante pânico, consegui fazer o motor parar. Não sem que antes surgissem ruídos do motor que indiciavam imediatamente que o estrago já estava feito.

Liguei para a Midas que me indicou que deveria chamar a assistência em viagem e pedir que levassem o carro imediatamente de volta à oficina. Neste momento, perguntei ao funcionário "Posso estar descansado? Vocês não vão fugir à responsabilidade, pois não?". A resposta do senhor foi "Pode ficar descansado. Traga o carro que nós resolvemos".

Chamei a assistência em viagem e, enquanto esperava pelo reboque, fui verificar o nível de óleo no motor. Tirei a vareta, limpei, voltei a colocar e ao retirar para verificar o nível de óleo, qual não é o meu espanto quando verifico que havia óleo muito acima do nível máximo. Este facto pode ser comprovado também pela pessoa que se deslocou ao local para me dar boleia.
Após o reboque ter chegado à Midas com o veículo, as coisas começaram a tomar o rumo que, muito honestamente, acho desonesto e que em nada abona pela imagem da Midas. Todo o discurso dos funcionários da Midas começa a ir no sentido de se descartarem de qualquer responsabilidade. MESMO ANTES DE VERIFICAREM ALGUMA COISA NA VIATURA.

Apontei o facto de o nível de óleo estar demasiado alto, facto que foi imediatamente devalorizado pelo funcionário que estava comigo. Tirámos a vareta do óleo e o nível estava de facto muito acima do máximo. O funcionário continuou dizendo que aquilo seria gasóleo que foi para o óleo. Disse-me também "daqui a bocado já tiro o óleo e vejo quanto é que está lá dentro". Começou também a conjecturar que poderia ter sido o turbo que tinha falhado e ter dado inicio à autocombustão. De facto, a falha do turbo pode ser uma das causa, mas neste caso, veio a verificar-se que o turbo estava bom, tanto que não foi precisa nenhuma reparação no mesmo na sequência desta história.

Disseram-me que deixasse o carro lá e que iam ver o que se tinha passado. Na minha boa fé e confiando na dimensão da Midas, fui embora e deixei o carro sem "supervisão".
No dia seguinte, regressei à Midas para saber qual era a conclusão a que tínham chegado.
Ao perguntar quanto óleo é que estava no motor e onde é que ele estava, a resposta foi "Não sei que quantidade era"!!!!!!! Em relação a "onde é que estava o óleo para mandarmos analisar em laboratório", a resposta foi "já não o temos, foi para o bidon da reciclagem". Isto, por si só, constitui um acto de destruição de provas. Percebi imediatamente qual ia ser a abordagem da oficina. Fugir à responsabilidade a todo o custo!
Após alguma discussão em relação à destruição de provas, perguntei afinal então, na opinião deles, qual tinha sido o problema. Do turbo não era que já tínham visto. Entre um dia e outro, tinham retirado o óleo anterior e filtro, colocaram novos e o carro trabalhava (com alguns ruídos estranhos, mas trabalhava). Mais uma indicação que o problema tinha sido causado por má manutenção.
Disseram-me então que teria sido o filtro de partículas completamente entupido e que o carro teria entrado numa regeneração forçada. Ora, quem percebe de carros sabe que isto é ofender a inteligência das pessoas. Se um carro entrasse em autocombustão quando há uma regeneração forçada estávamos bem arranjados... Importa também referir que o carro tinha feito uma viagem de cerca de 150 km em autoestrada, o que exclui também a possibilidade de haver necessidade de uma regeneração do FAP naquela altura.

Mostrou-me o diagnóstico eletrónico e havia um aviso de "filtro de partículas completamente saturado". Ao que respondi, obviamente que sim! Entrando o carro em autocombustão, o filtro de partículas é a primeira peça que sai danificada. Disse, claro, que o que me estavam a mostrar eram as consequências do que se tinha passado e não a causa! Ainda para mais, quando na revisão oficial feita 8 km antes do sucedido, tinha sido feito o diagnóstico eletrónico e não havia qualquer aviso relativamente à saturação do FAP.
Após uma grande discussão com os funcionários da oficina, honestamente, desisti! Pensei, vamos ver que solução me dão e a seguir logo vejo como proceder.
Basicamente, havia um barulho estridente quando o carro arrancava que entretanto desapareceu "por milagre" e indicaram-me que se deveria fazer a limpeza do FAP. Dei autorização para o fazerem. Se o carro ficasse em condições após isso, não me iria chatear mais com o assunto.
Após alguns dias na oficina, fui buscar de novo o carro, paguei cerca de 300 euros pela limpeza do FAP e trouxe o carro comigo. Imediatamente percebi que havia fumo a mais quando o carro trabalhava e parecia haver um "matraquilhar" anormal, mas pensei que o fumo pudesse ser ainda sujidade no sistema e que o barulho fosse "imaginação minha".
Certo é que passados uns dias o barulho piorou e, tendo perdido toda a confiança na Midas, levei o carro à Peugeot. Passados alguns dias na oficina, pedem-me que me diriga lá e indicam-me que o carro tem de levar um motor novo, reparação que me custará cerca de 4000 euros!
Neste momento o carro está a aguardar reparação na Peugeot, já lá vão cerca de 2 meses desde que tudo isto começou. Não tenho carro e tenho uma conta de 4000 euros para pagar.

Agora a minha pergunta é, em que mundo é que vivemos que, uma oficina do tamanho da Midas, após prestar um serviço "oficial" e 8km depois o veículo ter uma falha catastrófica destas, com um problema que compravadamente é causado por óleo em excesso ou falha de turbo (esta segunda excluída das hipóteses), não se responsabiliza pelos danos causados?! Não estamos perante um furo num pneu após mudar óleo e filtros! Estamos perante um problema provocado por óleo na admissão após mudar precisamente ÓLEO e filtros!! Não estamos também a falar de um carro velho, trata-se de um carro com 2 anos e menos de 25000 Km!

Não ofendam a inteligência de quem vos dá todo o dinheiro a ganhar. Houve, neste caso, uma negligência grosseira de quem fez a manutenção e muito má fé dos funcionários que acredito, estão a tentar ocultar o caso conscientemente. Teria sido fácil tirar o óleo e mostrar-me que a quantidade era a correcta ou, em alterativa, enviar o produto para análise em laboratório para verificar que o excesso era devido a gasóleo. Não o fizeram! Destruíram a prova da negligência! Eu vi o nível alto, tenho mais testemunhas que viram e os funcionários também viram. Assumam o custo dos estragos ou estarão a aceitar que a Midas troca o óleo a um carro e 8 Km depois já não dá garantia do trabalho que fez.

Pretendo desta forma que me seja devolvido o custo da "Revisão Oficial", uma vez que foi mal feita. O custo da limpeza do FAP e da substituição do motor, uma vez que são consequências da avaria provocada pelo mau serviço.
Data de ocorrência: 18 de agosto 2020
Oficinas Midas
18 de agosto 2020
Estimado Sr.

Acusamos a recepção da sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção.
A mesma encontra -se em processo de análise e averiguação nos nossos serviços.
Iremos dar uma resposta brevemente.

Sem outro assunto de momento,

Qualidade Midas
11 de novembro 2020
Após uma troca de e-mails digna de um espetáculo de stand-up, a Midas (agora MForce) recusa assumir a responsabilidade do péssimo trabalho que prestaram. Chegam ao ponto de colocar em causa que o carro tivesse entrado em auto-combustão, colocam em causa a declaração da Peugeot, alegam que eu saí com o carro da Midas com 0Km!!!!!!! de autonomia de Adblue (o carro não pega se não tiver Adblue), enfim... Disparam para todos os lados por mais absurda que seja a argumentação. São a entidade mais desonesta com quem já contactei.

Resumindo, o caso foi levado ao Centro de Arbitragem do Setor Automóvel e neste momento aguardo a resolução. A reclamação neste portal vai ser, por isso, encerrada,
Oficinas Midas
5 de agosto 2021
Exmo. Senhor Hugo Gaspar,

Antes de mais, serve o presente para acusar a receção da reclamação ora apresentada.

No seguimento da mesma, informamos que atualmente, e desde Outubro de 2020, a marca MIDAS em Portugal é agora representada, mediante o devido contrato de representação e atribuição de licenciamento da marca, pela SÓZÓ PORTUGAL, S.A., NIF 514251409 -, empresa pertencente ao Grupo SALVADOR CAETANO.

Neste sentido, a atual MIDAS Portugal não tem qualquer intervenção em contratos, negócios e/ou reclamações anteriores àquela data, os quais desconhecemos em absoluto, como é o caso da sua, as quais deverão ser dirigidos à entidade que anteriormente explorava a marca MIDAS em Portugal.

De qualquer forma, e porque o nosso mote, hoje, é assegurar a devida proximidade e personalização junto de todos os nossos clientes e futuros clientes, mantemo-nos totalmente disponíveis para mais esclarecimentos, pelo que nos poderá contactar para o telefone 911 769 890 ou através de e-mail para apoiocliente@midas.pt .

Vítor Cruz
Hugo avaliou a marca
17 de dezembro 2020

Reclamação seguiu para o centro de arbitragem do sector automóvel uma vez que a Midas "Mforce" recusou qualquer responsabilidade

Bem 2 coisas a comentar nisto:
- Aprendeu que com um carro novo e tao poucos km's o barato sai caro, preferir ir a uma Midas, com pessoas sem formaçao das marcas para lhe intervencionar o motor por mais simples que seja a operação como uma simples mudança de oleo, foi um erro. Nenhum mecanico de uma Midas ou outras tem a formação de qualquer oficina da marca para saber mexer em todos os carros e mais alguns, e muitos deles nem anos de experiencia no ramo têm. Mas na proxima, e quando o carro é novo e presumo que fosse a 1a ou 2a revisao, aproveite a marca. Se calhar os 50 euros ou 100 que poupou por ir à Midas ja lhe estao a sair muito caros.
- Claramente a Midas fez asneira, um erro amador numa tarefa tão simples e rotineira. Claro que vao limpar-se de culpas porque sabem bem as consequencias que causaram ao motor. Vai ser uma dor de cabeça e espero que vença porque realmente as marcas têm de assumir os erros quando os cometem, do que tentar desculpar-se com o cliente que por sinal é quem lhes dá o sustento.

Assim, pior que ter eleito a Midas para cuidar do seu carro praticamente novo, é a Midas dar desculpas esfarrapadas a ver qual pega, e não terem profissionalismo para resolver o problema que criaram.

Está muito facil de verificar qual foi o problema no seu carro... "Retiraram" o oleo com o aspirador de oleo...o que se passou foi que nao o retiraram... Foram ver os litrosnque levava e meteram o oleo novo em cima do que ja tinha... Sem verificar na vareta qual o nivel... O que aconteceu foi que o carro ficou com oleo a mais e entrou em autocombustão derivado ao oleo que tinha a mais... Simples nao tem como fugir!!!