MIDAS PORTUGAL
    Chamada para rede móvel nacional
  • Lake Towers - Edifício D, 3º
    Rua Daciano Baptista Marques 245
    4400-617 Vila Nova de Gaia
  • apoiocliente@midas.pt

Oficinas Midas - Sistema de travagem montado pela Midas está estragado passado um dia

Miguel Oliveira apresentou a reclamação
4 de outubro 2017

Os acontecimentos reportam a 2015 porque só agora tive conhecimento de que podia inserir a minha queixa aqui neste portal.

Em resumo:
1. A Midas Arrábida Shoping mudou as pastilhas e discos.
2. Como o sistema ficou mal montado o material estragou-se passado um dia
3. Tenho um documento de alguém da Midas Matosinhos que comprova que, passado um dia da reparação o sistema estava estragado
4. Ainda assim a Midas nega responsabilidade no ocorrido. Incrível!

Relato dos acontecimentos.

27/08/2015 – Primeira reparação, substituição de discos e pastilhas
Desloquei-me ao Centro Midas número 051, localizado no parque de estacionamento 1 do Arrábida Shopping, 4400, Vila Nova de Gaia, para efetuar a reparação dos travões na minha viatura, um Volkswagen Passat 1.9 TDI. Passadas algumas horas após ter entregue o carro na oficina, recebi um telefonema do responsável a dizer que, para além da substituição das pastilhas dos travões dianteiros, seria também necessário substituir os dois discos de travão dianteiros. Concordei com a substituição dos discos e das pastilhas, tal como recomendado pelo técnico. A reparação dos sistema de travagem teve o custo de 232,15€., como consta de documento que tenho em minha posse.

Setembro de 2015 – Travões a chiar
Por motivos profissionais comecei em setembro a fazer semanalmente uma viagem longa com o carro. A viagem dura cerca de 3 horas, entre Porto e Freixo de Espada à Cinta. Comecei a ouvir os travões do carro a chiar sempre que acionava os travões. No entanto, inicialmente, este chiar aparecia apenas após algum tempo de viagem (cerca de 1 hora). Por motivos profissionais apenas no final de setembro me foi possível tentar resolver esta situação: liguei para a Midas a dizer que os travões estavam a chiar e disseram-me para trazer o carro para verificarem a situação.

3/10/2015 – Segunda reparação, carro não travava como normalmente
Levei o carro à Midas para se proceder à verificação do sistema de travagem. Disse ao responsável que queria que os travões (bem entendido, que o sistema de travagem do carro) ficassem a funcionar em pleno, uma vez que tinha, por motivos profissionais, de fazer viagens longas semanalmente, e um mau funcionamento do sistema de travagem poderia colocar vidas em risco. Segundo me foi dito pelo responsável, foi feito o sangramento dos sistema de travagem e a verificação do mesmo. Pouco tempo depois de levantar o carro da oficina, comecei a notar que o travão não respondia da forma habitual, sendo necessário carregar muito no pedal para sentir o carro a travar. O carro não travava como habitualmente.

4/10/2015 – Teste de estrada com mecânico da Midas
Voltei ao centro Midas dizendo que o travão não respondia da forma habitual. Foi feito um teste de condução em estrada por um mecânico da Midas. Este disse que os travões lhe pareciam estar normais, e sugeriu que o problema que eu reportava talvez pudesse estar relacionado com um possível mau funcionamento esporádico do servo freio. Foi-me recomendado que voltasse a andar com o carro e que ficasse atento a algum mal funcionamento. Apesar de não sentir os travões a funcionar como habitualmente, deixei-me convencer pelo mecânico e pelo responsável da oficina de que tudo estaria bem.

6/10/2015 – Travões voltam a chiar e carro continua a travar mal
Em viagem longa (Porto – Freixo de Espada à Cinta), por volta de metade do caminho, começo a notar que os travões voltaram a chiar como anteriormente. Desta vez, gravei o som dos travões a chiar para o mostrar aos técnicos da Midas. Para além disso, o carro continuava a não travar de forma normal, e comecei a a pôr em causa aquilo que me havia sido dito acerca da normalidade do estado do sistema de travagem. Voltei a telefonar para marcar nova verificação e / ou reparação.

12/10/2015 – Terceira reparação com substituição de discos e pastilhas, carro ficou a tremer em travagem e velocidades acima dos 100Km/h.
Regressei à oficina da Midas para mais uma vez voltarem a verificar o sistema de travagem. Segundo o responsável, desta vez foram substituidos os discos de travão e as pastilhas, tendo sido acionada a garantia do material anteriormente colocado. O responsável disse-me ainda que os discos de travão (que haviam sido substituidos em final agosto) já acusavam algum desgaste. Mostrou-mos, e fez notar que em alguns locais os discos tinham uma côr azulada, sinal de terem estado sujeitos a elevadas temperaturas (discos “destemperados”). Achei estranho que uns discos com pouco mais de um mês já acusassem sinal de desgaste. No entanto, confiei nos técnico da Midas, que explicavam o facto com uma possível má qualidade do material ou imcompatibilidade dos discos com as pastilhas, razão pela qual foi accionada a garantia e colocados discos e pastilhas da mesma marca.

13/10/2015 – Carro a tremer nas travagens e com velocidades superiores a 100Km/h
Estava a começar a minha viagem semanal Porto – Freixo de Espada à Cinta, quando senti o carro a tremer em velocidades superiores a 100 Km/h. Esta sensação era acentuada quando o carro estava a travar. Por acaso, estava nesse momento a passar junto de uma oficina da Midas em MATOSINHOS e parei para tentar perceber qual era o problema. O responsável desta oficina, de nome João Rocha, prontificou-se a fazer um check-up à viatura e, a meu pedido, conduziu o carro para tentar perceber qual seria o problema. Este responsável escreveu no relatório de check-up (do tenho cópia em minha posse), que o carro vibrava a velocidades de 100Km/h a 120Km/h. Apesar da insistencia do responsável desta oficina para deixar o carro para reparação, eu tinha, por esta altura, perdido toda a confiança na Midas. Por este motivo, imediatamente levei o carro para uma oficina da Bosch em Leça da Palmeira, pedindo para diagnosticarem o problema. Quando, mais tarde, a pedido do representate da Bosch, Sr. Vitor Quelhas, me desloquei novamente à oficina, mostraram-me o carro com as rodas dianteiras removidas, e fizeram notar que o disco do lado direito estava estragado com uma côr azulada (novamente, um disco destemperado). Para proceder à reparação do sistema de travagem teria, portanto, de substituir um disco que tinha sido montado no dia anterior. Tenho em minha posse fotos do disco em questão tiradas nesse mesmo dia. No sentido de responsabilizar a Midas por toda esta situação ordenei que, na Bosch, não se procedesse a nenhuma reparação antes de o carro ser visto por pessoal da Midas. Liguei para a Midas Arrábida Shopping e falei com o responsável, Sr. Joaquim Paz. Inicialmente este senhor assegurava-me que só levando o carro de volta para a Midas poderia resolver o problema, visto que não lhe era possível ir ver o carro à Bosch. Disse-lhe que isso estava fora de questão uma vez que, depois de três tentativas de reparação, já não tinha obviamente qualquer tipo de confiança na Midas. Depois de muito argumentar, o Sr. Joaquim Paz disse-me que afinal seria possível ir, juntamente com um responsável da Midas na zona norte, ver o carro à Bosch.

23/10/2015 – Carro reparado pela Bosch

Depois de os técnicos da Midas terem visto o carro, ordenei que se procedesse à reparação do sistema de travagem na Bosch. O problema, que a Bosch detetou prontamente, estava nos tubos que fazem a recolha do óleo das maxilas. Segundo me explicaram, nestes casos, é procedimento habitual a troca dos tubos. No entanto, foi necessário trocar os discos e as pastilhas, pois estes estavam danificados. Depois desta reparação o carro nunca mais teve qualquer problema com os travões. O valor pago pela reparação do sistema de travagem à Bosch está num documento em minha posse.

Finais de Outubro – Midas recusa responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de travagem

Vários dias depois de os técnicos da Midas terem ido ver o carro, recebi um telefonema de uma pessoa da Midas. Este senhor tentou novamente convencer-me a levar o carro para a Midas para reparação, o que eu recusei. Disse-lhe que já tinha mandado reparar o carro na Bosch, e que o carro já estava reparado. Depois de uma longa conversa aparentemente sem objetivo definido, este senhor perguntou-me o que eu achava que seria necessário para reparar a situação. Disse-lhe que para mim bastaria que a Midas me restituisse o valor por mim pago na reparação inicial com data de agosto. Foi-me pedido que escrevesse por email este pedido, de forma a ser dada uma resposta. Passados alguns dias a Midas enviou um email a recusar restituir o valor pago. Tenho cópia dos emails trocados entre mim e a Midas.

Quando inicialmente me desloquei à Midas Arrábida Shopping, o meu intuito era obviamente proceder à reparação ou manutenção do sistema de travagem. Depois vários telefonemas ao longo de um mês e meio e de 3 intervenções com o carro na oficina, a Midas Arrábida Shopping entregou-me o carro sem estar minimamente em condições de ser conduzido em segurança. Isto é confirmado por um responsável de outra oficina da Midas, Sr. João Rocha, que conduziu o carro no dia seguinte ao da terceira reparação pela Midas Arrábida Shopping. Para além disso, as peças colocadas (pastilhas e discos) estavam danificadas no dia seguinte ao da montagem, e tiveram de ser substituidas aquando da reparação pela Bosch.

Assim, é minha opinião que a Midas procedeu de forma altamente irresponsável, pois deixou que eu andasse com o carro durante um mês e meio sem que o sistema de travagem estivesse devidamente reparado, sendo que foram dadas várias oportunidades aos técnicos da Midas para diagnosticar um problema que foi imediatamente detetado pela Bosch. Julgo que a Midas deve ser responsabilizada pela reparação total do sistema de travagem feita na Bosch. Também pretendo ser indemizado pelos riscos que corri ao conduzir um carro com um sistema de travagem defeituoso, fruto da negligência da Midas. Quero ainda ser resarcido dos custos que advieram da impossibilidade de me deslocar a Freixo de Espada à Cinta. Finalmente, exijo um pedido de desculpas por escrito por parte de um responsável da Midas, pela forma como foi conduzido todo este processo.

Data de ocorrência: 4 de outubro 2017
Oficinas Midas
6 de outubro 2017
Estimado cliente,

Acusamos a receção da sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Estes testemunhos são, para a Midas, de primordial importância, em virtude de a nossa preocupação incidir na prestação permanente de um Serviço de Qualidade a todos os nossos clientes.

Estamos a efetuar auditoria interna no sentido de apurar o sucedido, sendo que já entrámos em contacto consigo para análise da situação reportada.

Apoio ao Cliente Midas
27 de outubro 2017

passadas 3 semanas desde esta resposta tão cordial por parte da Midas, a verdade é que não fui ainda contactado pela Midas.

Quase parece que escrevem essa resposta só para ficar bem a quem a lê mas na verdade não têm a "preocupação incidir na prestação permanente de um Serviço de Qualidade a todos os nossos clientes".

Aguardo o contacto ...
27 de outubro 2017

Aguardo o contacto ...
14 de novembro 2017
Informo que a Midas entrou em contacto telefónico comigo passadas 3 ou 4 semanas da data do post original. Disseram-me para enviar a informação toda, o que fiz prontamente. Estou a aguardar há 2 semanas que me digam alguma coisa ...

Continuo a aguarda contacto ...
14 de novembro 2017
Recebi um telefonema 5 minutos depois de ter escrito o comentário em cima. Diz a pessoa da Midas que me ligou que foi coincidência. Não faço processos de intenções.

Numa tentativa de resolver a situação ofereceram-me uma revisão de graça???

Quer dizer, eu paguei 250€ por um sistema de travagem que foi mal montado e nunca funcionou. Corri risco de vida durante um mês. Tive, passado um mês, de gastar outros 250€ na Bosch Car service para montar um segundo sistema de travagem.

E agora a Midas "oferece" uma revisão que nem sequer teria o mesmo valor???

E que tal, como instituição realmente preocupada em "incidir na prestação permanente de um Serviço de Qualidade a todos os nossos clientes" (citação da resposta da Midas em cima) se me devolvessem os 250€ de que se apropriaram indevidamente?

E quem me diz que a Midas, nesta revisão oferecida, não me cria agora uma problema noutro qualquer sistema do carro devido à mesma incompetência que, de forma tão cabal, demonstrou nos acontecimentos que já relatei?

A minha opinião sobre a Midas depois de todo este processo apenas saíu reforçada: NUNCA VÃO Á MIDAS!

Miguel
Miguel Oliveira avaliou a marca
23 de novembro 2017

A MIDAS é claramente uma marca na qual não se deve depositar qualquer confiança.

obg pelo alerta...midas...a nao usar...

Também já fui cliente midas duas vezes e à terceira só cai quem quer. Vai lá fazer a revisão grátis e sai de lá com mais 30 problemas...