48.4
Bancos
1 Santander 83.9
Millennium BCP48.4
Banco Comercial Portugues S.A.

Millennium BCP - Bloqueio de transferência por parte do banco

João Lourenço apresentou a reclamação
16 de dezembro 2018

No passado recente, tentei efectuar uma transferência SEPA para um NIB Europeu, na Estónia. Este NIB pertence a uma empresa internacional mundialmente reconhecida, a Coinbase, cujo negócio é permitir a compra e venda de Bitcoins e outras cripto-moedas.

Apesar de já ter efectuado várias transferências com sucesso para esta empresa, parece que recentemente o Millennium decidiu BLOQUEAR todas as transferências para este NIB. Este bloqueio é completamente ilegítimo e ilegal.

Com que direito decide o Millennium onde posso enviar o MEU dinheiro? Que autoridade é esta que detém o poder de censurar transferências? O que o Millennium está a fazer é ILEGAL.

Ironicamente, com esta atitude, o Millennium apenas está a reforçar a importância da ideologia das cripto-moedas: liberdade total na movimentação de valor através da supressão de autoridades centrais.

Depois admirem-se.

Data de ocorrência: 16 de dezembro 2018
17 de dezembro 2018
Exmos. Senhores,

Confirmamos a receção da V. comunicação de 16 de dezembro de 2018, que agradecemos e à qual dedicamos a nossa melhor atenção.

Esclarecemos que o número do documento de identificação fornecido não corresponde a qualquer NIF válido existente no sistema do banco.

Nesse sentido, agradecemos a disponibilização de dados adicionais do documento de identificação válido (nº cartão de cidadão ou NIF), sob pena de não nos ser possível dar sequência à presente interpelação.

17 de dezembro 2018
Obrigado pela resposta rápida.

Não percebo porque razão necessitam do meu NIF. Este é um problema que afecta todos os clientes e não somente a mim.

Fica o IBAN da Coinbase, o qual está bloqueado: EE297700771001961370

João
18 de dezembro 2018
Exmos. Senhores,

Acusamos a comunicação infra de V. Exa. e informamos que a Provedoria do Cliente do Millennium bcp, é um órgão independente das estruturas hierárquicas do Banco, cuja atividade é disciplinada pelo seu Regulamento, disponível para consulta em www.millenniumbcp.pt, na área 'Provedor do Cliente'.

Dispõe o nº1 do art.º 14º do aludido Regulamento que " As reclamações devem ser apresentadas por carta, telecópia, ou por correio eletrónico, que permitam a sua leitura, impressão e conservação e devem conter a adequada identificação do Cliente reclamante, assim como a sua assinatura", prevendo o nº2 do art.º 15º do mesmo Regulamento que " São indeferidas liminarmente as reclamações anónimas...".

Assim e para que seja possível dar sequência à V. interpelação, reiteramos o N. pedido de disponibilização dos dados de identificação que poderá, se assim o entender, remeter diretamente para o endereço provedoria.cliente@millenniumbcp.pt.

26 de dezembro 2018
Considerem um queixa anónima. Caso a queiram indeferir liminarmente, façam-no. Mas tenham em consideração que provavelmente eu não serei o único a rescindir negócios convosco se este problema não for resolvido num curto espaço de tempo.

Tenham em consideração que o ano passado o Santander também decidiu bloquear as transferências para a Coinbase. Passado pouco mais de uma semana, e após queixa na Deco que entrou em contacto com o Banco de Portugal, foram obrigados a levantar o bloqueio.

Podem ler mais sobre isso aqui:

Bom ano novo. E sejam sensatos.
27 de dezembro 2018
Exmos. Senhores,

Informamos não ser possível dar sequência à V. interpelação, sem os V. dados de identificação.

Provedoria do Cliente Millennium bcp

Activobank também já me recusou transferência SEPA para a Coinbase alegando que o IBAN estava na Black List do banco por motivos de fraude. Pior ainda é estar há dois meses com o acesso suspenso à conta por fazer trades no Localbitcoins.com. Na minha opinião a banca está a agir à margem da lei e de forma concertada a tentar boicotar as criptomoedas