48.5
Bancos
1 Santander 84
Millennium BCP48.5
Banco Comercial Portugues S.A.

Millennium BCP - Cliente falecido e família negligenciada

Thais Giselle Barbosa Monteiro
Thais Monteiro apresentou a reclamação
30 de setembro 2020 (editada a 30 de setembro 2020)
À Alguém que trabalhe a sério,

Meu marido, JMACC, vosso cliente desde 18 de maio de 1992 e conta conjunta comigo de 2009. Ele faleceu a 29 de março de 2020 contudo houve um engano em relação a data do óbito por parte da médica que o atestou. Devido o confinamento, estar sozinha com duas crianças – uma delas com autismo – e o próprio luto com todas as circunstâncias ocorridas desde o diagnóstico do cancro no cérebro a 10 de janeiro de 2019, não tive condições físicas nem psicológicas para proceder às obrigações legais junto aos órgãos competentes.

Recorri ao advogado Sr. Dr. aaa para ocorrer junto à médica, a seguir conservatória para o averbamento da data correta do óbito, notário para habilitação de herdeiros, finanças afim de não perder o prazo e ao banco junto a gestora Sra.D. sss.

Inicialmente ao dia 01 de abril de 2020 informei por email a respeito do óbito do meu marido a gestora Sra.D. sss que logo no dia a seguir informou-me da documentação necessária para formalização de todo o processo.

Devido os empasses junto a médica que atestou o óbito e todas as consequências decorrentes disto, só conseguimos efetuar a participação nas finanças a 26 de junho e a habilitação de herdeiros a dia 30 de julho.

Dr. aaa efetuou uma marcação a dia 03 de agosto enviando toda a documentação solicitada a 31 de julho. A gestora Sra.D. sss o informou de que a presença dele não seria necessária, pois o Dr. aaa encontra-se em Coimbra, e de que em poucos minutos tudo estaria tratado comigo sendo necessárias apenas algumas assinaturas. Informei que estaria com meus dois filhos. No dia 03 de agosto a reunião durou pouco mais de 2h (10h às 12:20). Nesta reunião participamos o seguro de vida (R*********3), anulamos o seguro de acidentes pessoais (A********2), solicitamos a alteração do tomador dos dois seguros habitação (M********7/M*********4) e comunicamos o falecimento do seguro de capitalização (C*********2). Adicionalmente anulei todos os débitos diretos existentes em nossa única conta conjunta neste banco. Logo mais percebi que o banco reteve o valor disponível. Durante as 2h de reunião meus filhos ficaram impacientes, minha filha inquieta de forma que para evitar transtornos a gestora Sra.D. sss perguntou-me se eu iria aguardar a cópia dos papéis que assinei, para despachar-me disse que não pois minha filha já estava a correr pela sala.

A 05 de agosto a gestora Sra.D. sss solicita-me por email que imprima, assine, digitalize e envie o pedido de resgate do seguro de capitalização (C********2) pois deveria ter sido tratado no dia 03 de agosto mas não o foi feito.

A 11 de agosto a gestora Sra.D. sss liga-me para informar que a seguradora não efetua alterações de tomador nos seguros de habitação, que estes seriam anulados tendo que procedermos a novos contratos. Marcamos uma reunião para o dia a seguir para tratar destas situações. No dia 12 de agosto solicitei a gestora Sra.D. sss que anulasse ambos seguros de habitação (MR13364847/MR79284704) pois iria efetuar estes seguros junto à outra instituição.

A 18 de agosto recebi a cobrança do seguro de vida do meu marido (R*********3), logo no dia a seguir procurei a gestora Sra.D. sss para saber o ponto da situação do seguro de vida visto ter recebido uma cobrança por falta de pagamento. Esta diz-me para evitar dirigir-me ao agencia sem marcação pois estava com a carteira de uma colega que estava de férias e que no momento a seguir tinha uma reunião com outro cliente. Depois tranquilizou-me de que brevemente receberia o valor do prêmio em conta, e que desconsiderasse a cobrança criada por defeito pelo sistema. Aproveitei para solicitar a alteração do NIB de cobrança dos meus seguros de vida (R*********2) e seguro de acidentes pessoais (A*********4) para outra instituição bancária. Também solicitei uma via dos papéis assinados em nossa primeira reunião a 03 de agosto, e a gestora Sra.D. sss informou-me de que os havia destruído após a digitalização e envio a seguradora e que eu não os poderia mais obter.

A 01 de setembro recebi a cobrança de pagamento do seguro habitação (M*********4). Liguei para a seguradora Ocidental que informou-me haver três seguros ativos em meu nome: vida (R********2), acidentes pessoais (A*********4) e habitação (M*********4) que para minha surpresa eu estava como tomador, contrariando o que a gestora Sra.D. sss havia me informado a 11 de agosto. Também perguntei a respeito do seguro de vida (R*********3) e fui informada de que receberia uma carta em breve com indicações. Enviei um email a gestora Sra.D. sss que em resposta automática informava estar de férias retornando a 14 de setembro. Na resposta automática informava que deveria contatar a gestora Sra.D. rrr, enviei-lhe email e não obtendo resposta liguei-lhe a 03 de setembro solicitando uma marcação. Na chamada perguntei-lhe pelo valor ainda bloqueado em conta e esta informou-me estar em falta a declaração de liquidação do imposto de selo, disse-lhe que não sabia do que se tratava e a gestora Sra.D. rrr informou-me que para a obtenção deste documento seria necessária a declaração do banco para entrega nas finanças, declaração esta que nunca recebi. Combinamos tratar deste assunto a 04 de setembro, neste dia fui recebida pelo Sr. jjj que me informou estar em falta a declaração de liquidação do imposto de selo junto às finanças. Disse ao Sr. jjj que nunca o teria apresentado pois além de não ter sido solicitado também não me foi entregue a declaração com os montantes bancários de meu marido.

O Sr. jjj procedeu imediatamente a solicitação deste documento como também tratou do cancelamento do seguro de habitação (M********4) que deveria ter sido tratado a 12 de agosto.

A 08 de setembro desloquei-me a agencia para levantamento da declaração dos valores financeiras para apresentação nas finanças afim de apresentar ao banco a declaração de liquidação de imposto do selo completa para desbloqueio dos valores em conta. Conversei com a responsável Sra.D. ttt e apresentei minha insatisfação com todo este processo que tem sido cansativo, desgastante e penoso.

A 16 de setembro ligo a gestora Sra.D. sss que não me atende e muito menos retorna a chamada. Esta senhora saiu de cena sem dá-me explicações. A seguir dirijo-me a agência para saber o ponto da situação referente ao desbloqueio dos valores cativos. Sou recebida pelo Sr. jjj que informa-me a respeito de suas limitações e dependências do departamento responsável que ainda não tem resposta a dar.

A 18 de setembro logo após o Dr. aaa resolver esta pendência nas finanças procede a entrega da declaração do imposto do selo a Sra.D. ttt na agência Av. António Augusto Aguiar que garante haver o desbloqueio dos valores antes do dia 25 de setembro.

A 29 de setembro ligo ao Sr. jjj para saber o ponto da situação, que após consultar o departamento responsável retorna-me a chamada a informar-que afinal AGORA é que se deram conta de que o falecido também era segundo titular do fundo da conta conjunta com o Dr. ccc. Sr. jjj envia-me por email a nova declaração, agora completa, para dirigir-me às finanças pela TERCEIRA vez. Acrescentando que AGORA pediram-me um documento oficial que comprove a atribuição da tutela dos meus filhos.

Bem, desde o dia 03 de agosto temos uma longa história com muitas idas a agência para ouvir um “Agora sim, está tudo tratado. Brevemente dinheiro na conta”. Eu não só quero o meu dinheiro na conta, quero que tenham RESPEITO por mim. Tenham dignidade pelos clientes vivos ou mortos. Façam seu trabalho com excelência, sejam PRESTIGE não apenas nos valores das comissões. Sejam dignos do ordenado que recebem.

Cumprimentos
Data de ocorrência: 30 de setembro 2020
Caro Cliente,

O Millennium bcp dispõe de serviços e canais especializados para a receção, análise e resposta de Reclamações e/ou Sugestões dos seus Clientes, pelo que para ser considerada válida deverá apresentar a sua Reclamação ou Sugestão diretamente a um dos seguintes serviços do Banco pelo respetivo contacto:
- LINHA DE APOIO AO CLIENTE: 707 50 24 24, ou 210 052 424 (de Portugal ou do estrangeiro) - Atendimento PERSONALIZADO, DISPONÍVEL 24H
- CENTRO DE ATENÇÃO AO CLIENTE: centroatencaoaocliente@millenniumbcp.pt
- PROVEDOR DO CLIENTE: provedoria.cliente@millenniumbcp.pt

Com os melhores cumprimentos
Provedoria do Cliente
Millennium bcp
Thais Monteiro
30 de setembro 2020
Já o fiz pela Deco, provedoria do banco e vou ao livro de reclamações. Meu objetivo aqui é ter algum apoio por parte do publico pois não acredito ser a única a estar a ser destratada pelos vossos serviços. E se for a única, temos que investigar a razão deste destrate estar a nível pessoal contra mim.
Thais Monteiro
30 de setembro 2020
Lembrando que todas as comissões são pagas desde 1992 e não devo nada a esta instituição.
Ver perfil de
11 de outubro 2020

Deveria ter contratado um profissional (um BOM solicitador) para lhe tratar de todo este assunto...

Estas questões são PENOSAS, a incompetência é grande... podemos ficar atolados em burocracia... eu vivi o mesmo quando o meu pai faleceu, e entreguei tudo a um solicitador. O processo para reaver uma POUPANÇA REFORMA demorou 1 ANO!!! UM ANO!!!

11 de novembro 2020

Onde consigo um solicitador? Advogado não serve?

Ver perfil de
11 de novembro 2020

Serve claro, mas vai pagar mais...