48.1
Bancos
1 Santander 84.1
Millennium BCP48.1
Banco Comercial Portugues S.A.

Millennium BCP - Cobrança indevida por má gestão do banco

Fabíola Freitas
Fabíola Freitas apresentou a reclamação
12 de junho 2019 (editada a 13 de junho 2019)
Fui contactada por SMS dia 22/05/2019 para efetuar o pagamento do cartão de crédito, uma vez que aparentemente não tinha dinheiro disponível na conta. Imediatamente, fiz uma transferência para a dita conta para que o pagamento fosse processado de forma automática. Dia 01/06/2019 volto a receber uma mensagem a dizer que a minha conta estava inibida por falta de pagamento. Dirigo-me ao banco e dizem-me que o pagamento tem ser realizado presencialmente e que após a data de pagamento do crédito, se não houver dinheiro na conta, terei sempre que efetuar o pagamento presencialmente. Até aqui, tudo bem. Qual não é o meu espanto quando noto que no suposto dia em que cai a prestação, 20/05, afinal tinha dinheiro na conta para o efeito e que tinham-me cobrado duas vezes o valor mais juros! Hoje dirigi-me novamente ao banco para resolver o problema e quando achava que não me podiam supreender mais, eis que o fazem. Quando perguntei à funcionária que me atendeu, o porquê de não terem feito o débito automaticamente da minha conta uma vez que havia dinheiro suficiente, a mesma ao averiguar a situação solta um riso e diz que é devido a uma situação que remonta a 2016. Basicamente, em 2016 ao efetuar um depósito, uma das notas foi considerada pela máquina como falsa. Segundo a funcionária, a nota não era falsa caso contrário tinham-me avisado mas a nota deveria estar danificada e daí essa suposição da máquina. Devido a esta nota danificada, colocaram-me como cativo na conta 20€. Ora, isto quer dizer que desde 2016 tenho 20€ na conta que embora apareçam no saldo, na verdade não existem porque estão "presos" pelo banco. Concordo que já devia ter-me apercebido deste facto mais cedo mas o que é certo é que nunca me apercebi. Desde de 2016 para cá, já me dirigi várias vezes ao banco e nunca ninguém me informou e inclusive à semana passada quando fui efetuar o pagamento ninguém referiu que embora aparentemente tivesse dinheiro na conta, na verdade não havia dinheiro suficiente porque 20€ estavam cativos. Ainda para mais, além de ter feito o pagamento ao balcão, o meu gestor de conta fez um pedido forçado de pagamento, que traduz-se num segundo débito do pagamento + juros da minha conta. As minhas perguntas são as seguintes? Se a nota obviamente não era falsa, porque é que o valor ficou cativo? A nota estava danifica/suja é apenas e somente responsabilidade do banco trocá-la, não minha. Porque é que o meu gestor e restantes funcionários que me foram atendendo ao longo deste tempo nunca referiram esta situação? Não vale a pena inventarem desculpas porque vocês quando acesso à minha conta têm esta informação. E por fim, o meu gestor de conta teve o cuidado de pedir um pagamento forçado (ou seja, assim que tivesse dinheiro suficiente na conta, o mesmo era tirado automaticamente) mas foi incapaz de me alertar para o dinheiro cativo, que originou esta situação? Eu detesto fazer reclamações porque acho que é normal erros ocorrerem, contudo, claramente o banco agiu de má fé! Posto isto, exigo que o valor cobrado a mais e os juros da prestação sejam devolvidos!
Data de ocorrência: 12 de junho 2019
12 de junho 2019
Exmos. Senhores,

Confirmamos a receção da V. comunicação de 12 de junho de 2019, que agradecemos e à qual dedicamos a nossa melhor atenção.

Esta Provedoria continuará a acompanhar de perto a evolução do processo.

Provedoria do Cliente Millennium bcp
Fabíola Freitas
15 de julho 2019
Continuo há espera que o banco entre em contacto comigo para a resolução deste problema!
15 de julho 2019
Exmos. Senhores,

Serve o presente para informar V. Exas., de que esta Provedoria do Cliente, tem conhecimento de que o competente Centro de Atenção ao Cliente do Millennium bcp, no âmbito do processo que se encontrava em curso nesta Provedoria do Cliente, procedeu à pertinente resposta, nesta data e por carta, pelo que damos o referido processo por concluído.

Provedoria do Cliente Millennium bcp