51.7
Bancos
1 Santander 83
3 ActivoBank 81.2
Millennium BCP51.7
Banco Comercial Portugues S.A.

Millennium BCP - Exigência pagamento anuidade cartão e comissões de conta

Isabel Anjos
Isabel Anjos apresentou a reclamação
8 de junho 2020
Tenho que relatar o início de abertura desta conta, que se torna mais esclarecedor. Assim, foi aberta esta conta jovem em 2000 e no ex-BPA (sucursal Oceano) para o meu filho, que não sendo maior na altura, ficou associada aos pais. Lembro-me que as condições, na altura seriam, que quando atingisse a maioridade houvesse alteração por parte da entidade bancária, que foi questionado mais tarde pelo próprio, mas disseram sempre para manter assim que não havia problema. Fez a sua vida académica, trabalhou, mantendo este banco, mais tarde Millennium, como a sua principal entidade bancária, inclusivé com um cartão American Express. Em 2007, o meu filho vai estudar para Inglaterra e só esporadicamente movimenta esta conta, até porque abre outra num banco inglês. Esta conta funciona mais para depósitos e transferências, continuando-se a pagar as anuidades do cartão e as comissões. Em 3 janeiro 2014, transferi a minha conta para a sucursal de Odivelas Norte, por ser mais próximo da residência, e também esta, do meu filho, porque continuava associada aos pais. Querendo sempre acabar com a conta, foram pagas as despesas de manutenção e a conta fica a zeros, não havendo encerramento efetivo. Todo o problema começa aqui, porque a colaboradora do Oceano não encerra a conta e não informa que tem que entregar o cartão de débito. Acontece que desde esta altura até 2019, não houve qualquer movimento nesta conta e foi um acumular de valores relacionados com a anuidade do cartão de débito mais comissões, totalizando um valor que ronda os 90,00€ (noventa euros)! Também, desde aquela altura, não houve a receção de qualquer informação via carta, email ou telefónica (temos os dados todos atualizados) e só uma chamada, sobre a dívida, para o telefone do meu marido em 2019, que nem sequer é o titular da conta, vem pôr a descoberto esta irregularidade, de que a entidade bancária é a principal culpada. Em setembro 2019, dirigi-me à sucursal, foi reunida toda a informação, entregue o cartão de débito que foi destruído à minha frente e, pela responsável da sucursal apresentado processo para perdão da dívida, o que não aconteceu! Obtive esta informação já em Maio de 2020, porque, entretanto, recebi uma carta, finalmente passados 6 anos a informar que "Verificámos que a conta acima identificada...não apresenta movimentos há mais de 6 meses..." "vimos proceder à denúncia do respetivo contrato de depósito..." " Tendo, ainda, na sua posse...cartões de débito...deverá entregá-los numa Sucursal...". Em junho, recebi em casa 3 cartas, dirigidas às 3 pessoas que estão na conta a informar que o montante excedido, chamam "saques a descoberto" está em 100,36€ (cem euros e trinta e seis cêntimos) e vai acumulando com aplicação de sobretaxas de mora mais altas!!!!. Considero vergonhoso o que estão a fazer, quando a colaboradora desta entidade bancária não esclareceu devidamente o cliente, o banco não cumpriu quando não efetuou qualquer contacto e demorou 6 anos a informar que a conta não tinha movimentos e que tinha que entregar o cartão.
Da nossa parte não houve qualquer má fé e leigos que somos nestes temas, informo que não pretendo efetuar o pagamento deste valor e quero rapidamente encerrar a conta, sem prejuízo de um dia destes termos, os três, algum problema junto do Banco de Portugal. Aguardo o vosso contacto.
Data de ocorrência: 8 de junho 2020
9 de junho 2020
Exmos. Senhores,

Confirmamos a receção da V. comunicação de 8 de junho de 2020, que agradecemos e à qual dedicamos a nossa melhor atenção.

Esta Provedoria continuará a acompanhar de perto a evolução do processo.

Provedoria do Cliente Millennium bcp
Isabel Anjos
Isabel Anjos avaliou a marca
4 de agosto 2020

Recomendo a marca, foi uma situação pontual que podia ter sido melhor resolvida se tivessem analisado, neste caso, a situação exposta pelo cliente para garantir a sua permanência.