51.6
Bancos
1 Santander 83.1
3 ActivoBank 81.3
Millennium BCP51.6
Banco Comercial Portugues S.A.

Millennium BCP - Facultação de conta, erro gravíssimo

Cristiano Coelho
Cristiano Coelho apresentou a reclamação
10 de março 2019

No dia 30/01/2019 uma das sucursais do Millenium BCP cedeu um cartão (2ºvia) a um outro cliente com os meus dados de conta, sendo que esse cliente ficou com acesso à minha conta de débito, na qual procedeu a levantamentos deixando-me com saldo negativo. Quando me deparei com esta situação dirigi-me a uma das sucursais do Millenium em Braga na qual expliquei a situação, onde fui recebido e julgado como se estivesse a tentar burlar o banco (perguntando se tinha bom ambiente familiar dando a entender que algum dos meus familiares tinha feito os levantamentos). Passando alguns minutos fui informado que iriam abrir um processo sobre o caso e aconselharam-me a dirigir às autoridades (pois poderiam estar a fazer uso da minha identidade) e à sucursal onde tinha aberto a minha conta (Barcelos).
Desta forma, dirigi-me à sucursal de Barcelos (Av. Dom Nuno Álvares Pereira) onde me disseram que o processo já se encontrava em andamento e que tinha de esperar 10 dias, reparam que eu fiquei com sem saldo na conta e em nenhuma altura se ofereceram para me entregarem um fundo de maneio até a situação estar resolvida, sendo que esta situação poderia ter sido resolvida na hora caso tivessem ligado para a sucursal que emitiu o cartão de forma a esclarecer tudo. De seguida dirigi-me as autoridades para efectuar a queixa de possível usurpação de identidade. Feita a queixa fui contactado pela polícia judiciária que me confirmou que o sucedido não passou de um equívoco (GRAVE) por parte do Millenium. Ou seja a notícia que deveria ter sido entregue pelo Millenium não me foi comunicada por eles mas sim pelas autoridades. Revoltado com o desprezo vindo do Millenium, dirigi-me novamente à sucursal de Barcelos para esclarecer todas as dúvidas e solicitar uma explicação. Explicada a forma de como este erro surgiu e sem qualquer consideração pelos 10 dias que me deixaram sem qualquer valor monetário, fizeram um pedido de desculpas e repuseram o valor monetário em falta. Mais tarde voltei a ser contacto pelas autoridades que me confirmaram terem entrando em contacto com o banco a solicitar documentos (processo e atribuição de culpa) para o encerramento do caso, dos quais também não forem entregues na totalidade. Assim sendo o processo de investigação foi reencaminhado para o Ministério Público.
Em suma, além de terem fornecido um cartão de débito em meu nome a outra pessoa, deixaram-me sem qualquer tipo de apoio monetário sendo eu obrigado a perder dias a resolver este assunto e a pedir dinheiro emprestado, assim como custos de deslocação. Por fim, não enviaram todos os documentos necessárias para o encerramento da investigação criminal o que irá reflectir-se em mais deslocações e mais incómodos até tudo estar esclarecido. Não poderia estar mais insatisfeito e revoltado com toda esta situação.

Data de ocorrência: 10 de março 2019
11 de março 2019
Exmos. Senhores,

Confirmamos a receção da V. comunicação de 10 de março de 2019, que agradecemos e à qual dedicamos a nossa melhor atenção.

A Provedoria do Cliente remeteu a mesma para a competente Direção do Millennium bcp, para análise e resposta no mais breve espaço de tempo.

Esta Provedoria continuará a acompanhar de perto a evolução do processo.

26 de março 2019
Exmos. Senhores,

Serve o presente para informar V. Exas., de que esta Provedoria do Cliente, tem conhecimento de que o competente Centro de Atenção ao Cliente do Millennium bcp, no âmbito do processo que se encontrava em curso nesta Provedoria do Cliente, procedeu à pertinente resposta, nesta data e por e-mail, pelo que damos o referido processo por concluído.

Provedoria do Cliente Millennium bcp