51.7
Bancos
1 Santander 83
3 ActivoBank 81.2
Millennium BCP51.7
Banco Comercial Portugues S.A.

Millennium BCP - Falta de informação ao cliente por desconhecimento da mesma

Sónia Borges
Sónia Borges apresentou a reclamação
11 de outubro 2019
Venho por este meio demonstrar o meu desagrado para com o Millennium BCP e, mais concretamente, para com a Sucursal da Baixa da Banheira deste Banco.

Sou cliente do BCP há mais de 20 anos, com uma conta à ordem e outra a prazo com algum dinheiro. Sempre cumpri as minhas obrigações e nunca falhei qualquer pagamento. No início de 2018, decidi adquirir, através de um contrato de leasing, uma loja propriedade do BCP. Tive que abrir uma outra conta especificamente para esta situação e a qual só utilizo para pagamento da referida prestação.

Recebi uma carta com data de 31/05/2019 relativo a pagamento de IMI em que a data de pagamento seria o próprio dia 31/05/2019 no valor de 26,71€ (valor que não foi retirado nesta altura).
Entretanto, é-me retirado da conta, no dia 21/06/2019, o valor de 17,22€ (valor que estava na conta, nesse dia). Eu depositei dinheiro na conta e retiram-me, no dia 1/07/2019, mais um valor de 9, 49€. Eu não compreendi estes valores, dirigi-me à minha sucursal e não me foi possível darem-me qualquer resposta, tendo inclusive o funcionário ficado de me ligar para me explicar os levantamentos. Nunca recebi esse telefonema. Entretanto recebi documentos – recibos – de como tinha pago estes valores, o primeiro emitido a 29/06/2019 referente ao valor de 17,22€ e o segundo a 7/07/2019 referente ao valor 9,49€, sendo estes relativos a contribuição autárquica. Pensei que seria a soma de 17,22 e 9,49 que daria o total de 26,71€ e pensei: “Está pago o IMI!”.
Passado um mês, recebo mais uma fatura, esta datada de 30/08/2019, com o mesmo valor de 26,71€ e, mais uma vez, retiram-me este valor da conta nesta data. Não estando eu à espera deste levantamento, não tinha lá o valor suficiente para o cobrir, o que me fez incorrer em mais um pagamento de 20,80€ por ter a conta a descoberto.
Por todas as vezes que me retiram dinheiro sem aviso, acabo por pagar comissões ao banco, depois enviam-me cartas a dizer que o fizeram. O último valor que me retiraram foi de “Portes agregados”. Tudo é uma desculpa para retirarem indevidamente dinheiro a uma pessoa que sempre pagou tudo no dia certo.
Estamos a 11 de Outubro de 2019, já me dirigi várias vezes à sucursal da Baixa da Banheira na tentativa de ser esclarecida sobre estes levantamentos, no entanto, ficam sempre de me dar uma resposta, dizem que estão à espera, que não tiveram feedback por parte do leasing, que o meu contrato desapareceu…sempre desculpas, mas ninguém consegue explicar-me por que razão têm retirado indiscriminadamente dinheiro da minha conta sem me darem uma justificação.
Acho que é o mínimo que um Banco deve a um cliente fiel, uma explicação!
Assim sendo, aguardo esclarecimentos.
Data de ocorrência: 11 de outubro 2019
11 de outubro 2019
Exmos. Senhores,

Confirmamos a receção da V. comunicação de 11 de outubro de 2019, que agradecemos e à qual dedicamos a nossa melhor atenção.

Esta Provedoria continuará a acompanhar de perto a evolução do processo.

Provedoria do Cliente Millennium bcp
Sónia Borges