48.0
Bancos
1 Santander 84.1
Millennium BCP48
Banco Comercial Portugues S.A.

Millennium BCP - Problemas segurança

Bruno Silva apresentou a reclamação
30 de março 2020
Sou cliente Millennium BCP a vários anos sendo que possuo cartão de débito associado a minha conta desde a abertura de conta. Acontece que esse mesmo cartão tinha uma data de caducidade no presente mês (final de março) e foi-me enviado para a minha morada um novo cartão via CTT. Recepcionei esse mesmo cartão (que foi deixado dentro da caixa de correio sem qualquer informação ou aviso) e fiquei então a aguardar a chegada dos códigos ou instruções para activação do cartão (como é prática comum na recepção deste tipo de cartões).

Esperei até faltarem 3 dias para o término do prazo e como não recebi qualquer informação decidi entrar em contacto com a linha de apoio da Millennium BCP, após mais de 40 minutos em fila de espera decidi desistir e investigar na minha conta pessoal alguma secção que pudesse resolver o problema. Nisto encontro o campo de recepção de cartão e o qual me informa que não haviam cartões para recepcionar (estranhei) mas então encontrei uma secção que dizia "pedir novo PIN" e na minha ingenuidade decidi pedir um novo PIN (pensando que seria enviada uma nova carta para minha casa), nisto sou aconselhado pelo aplicação a pedir o PIN por SMS por ser mais prático e rápido então decidi optar por essa solução e para me deixar mais incrédulo o código PIN era exatamente o mesmo do cartão anterior (outro problema grave de segurança). Acontece que esse pedido teve um custo de 10 euros debitado diretamente da minha conta quando na verdade nos 3 passos necessários para pedir o novo PIN nunca fui alertado para um custo extra para pedir um PIN que deveria ter recebido em tempo útil na minha morada.

Então vamos fazer um sequência dos acontecimentos:

1 - Um cartão activado (sim ativado) com opção contactless foi deixado na minha caixa de correio sem qualquer aviso ou informação (moro num condomínio onde existem N furtos de correspondência nas caixas de correio)

2 - Na carta enviada junto do cartão NÃO existe qualquer informação que o código seria o mesmo ou como proceder para activar / recepcionar o cartão através da minha conta ou número de telemóvel.

3 - Por norma e por questões de segurança são sempre enviados os códigos via CTT para uso ou activação do cartão.

4 - A linha de apoio encontrasse desactivada ou completamente obstruída sendo impossível contactar o Millennium BCP.

5 - O cartão novo possuí exatamente o mesmo código do cartão anterior, ou seja, mais uma falha grave de segurança.

6 - Nunca em altura alguma fui informado do valor dos 10 euros para pedir novo PIN (instruções essas que deveriam ser anexas a carta de recepção do cartão novo)

Agora questiono, vamos supor que alguém meu conhecido ou até desconhecido tinha acesso ao meu cartão de débito e via contactless ou via PIN conseguia usar o meu cartão sem o meu consentimento? Quem se iria responsabilizar?
Nunca em altura alguma fui informado que o PIN seria o mesmo ou que não iria recepcionar via CTT os códigos novos (procedimento correto) e então decidi por iniciativa própria encontrar uma solução para o meu problema que infelizmente saiu-me caro. Relembro que tive 40 minutos a espera para ser atendido pelo apoio ao cliente quando na verdade não consegui entrar em contacto com os mesmos.
Como podemos verificar existiram N erros graves de segurança por parte da Millennium BCP e nunca, em situação alguma o utilizador devia ser responsabilizado por erros e falta de informação da Millennium BCP.

Aguardo uma resposta a minha reclamação e uma resolução justa para o cliente.

Cumprimentos
Data de ocorrência: 30 de março 2020
31 de março 2020
Exmos. Senhores,
Confirmamos a receção da V. comunicação de 30 de março de 2020, que agradecemos e à qual dedicamos a nossa melhor atenção.
Esta Provedoria continuará a acompanhar de perto a evolução do processo.

Nota: Considerando os constrangimentos resultantes da pandemia do COVID-19, os prazos de resposta estabelecidos poderão sofrer algum atraso. Tudo faremos para evitar que que tal suceda. Agradecemos antecipadamente a V. compreensão.

Provedoria do Cliente Millennium bcp
18 de abril 2020
Problema resolvido.
Bruno Silva avaliou a marca
18 de abril 2020

Excelente na resposta a minha reclamação. Resolveram o problema de forma eficaz e tendo em atenção cada pormenor.

Ver perfil de
30 de março 2020

A sua falta de conhecimento é que o fez complicar a situação.
O pin é sempre o mesmo do cartão actual.