Administração Pública

Paulo Machado
Paulo Machado apresentou a reclamação
4 de outubro 2022
Ex.mos.
Eu, Paulo Sérgio dos Santos Machado, encarregado de educação do aluno Daniel Filipe Gameiro Machado , venho por este meio e à data de hoje, dia 03 de Outubro de 2022, mostrar o meu desagrado ao facto de em pleno arranque escolar 2022/23 já iniciado, o meu educando de apenas 16 anos de idade, ainda não ter ser admitido em qualquer escola a qual se candidatou, processo de matrícula PM3048839.
Depois de vários emails enviados para Escola Básica e secundária Michael Giacometi , Quinta do Conde, localizada a 750m de casa, 5 minutos a pé,com o objetivo de saber quais as áreas disponíveis para colocação do meu educando, foi me dito que o director iria entrar em contacto comigo, e até à data Nada.
Temos 4 filhos em fase escolar, dos quais 3 são menores, 1 deles em regime de educação especial acompanhado pela equipa escolar. Eu e a minha esposa, residimos e desenvolvemos a nossa actividade profissional na área de influência do estabelecimento de ensino que foi dado como 1ª escolha, Escola Básica e secundária Michael Giacometi , Quinta do Conde, localizada a 750m de casa, 5 minutos a pé.
Foi recusada a sua colocação neste estabelecimento de ensino . Neste momento, o processo já passou pelas restantes escolhas(pois somos obrigados a colocar 5 opções), sendo recusado em todas elas. Encontrando se em análise na última opção, Escola Sebastião da Gama, em Setúbal, 26 km do local de residência, 1h30m de tempo de deslocação em transportes públicos, totalizando 3 h de ida e volta.Inadmissível, tentar obter informações perante os estabelecimentos de ensino, e simplesmente encontrar sempre do outro lado da linha funcionários sem qualquer conhecimento e experiência para informar-me,sendo a única resposta”… FOI RECUSADO, TEM QUE SER O SENHOR A MEXERSE… “.Inadmissível, o aluno ter perdido o abono, porque simplesmente não consigo fazer a prova escolar na página da segurança social, pois não está inscrito em nenhuma escola.Inadmissível um jovem, deslocar se para algo que quer seguir profissionalmente mais de 20 km, quando tem 1 estabelecimento de ensino a 750m de casa.Pelos motivos acima apresentados, como encarregado de educação, infelizmente, tomarei a decisão do meu educando não estudar este ano lectivo de 2022/23, com todas as suas consequências futuras na sua vida pessoal e profissional.
Fico aguardar uma resposta da vossa parte.
Paulo Machado
Data de ocorrência: 4 de outubro 2022
10 de outubro 2022
Na sequência da exposição apresentada no Portal da Queixa, que mereceu a nossa melhor atenção, e atendendo ao disposto na Lei n.º 58/2019 (que assegura a execução, na ordem jurídica nacional, do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados), informamos que iremos proceder brevemente a um contacto direto via email.