Administração Pública

Ministério da Educação e da Ciência - Agrupamento de escolas de Alcochete

João Jorge
João Jorge apresentou a reclamação
31 de janeiro 2018

Na qualidade de pai, venho fazer uma reclamação devido a algo insólito.
Na cantina da Escola Básica do Samouco, parece ser usual que os alunos fiquem de castigo e proibidos de sair, devido ao barulho que fazem durante o horário da refeição, ou seja: há alunos que fazem demasiado barulho e ficam todos de castigo durante um período de tempo. No entanto, no dia de ontem, dia 30/01/2018, o castigo aplicado foi todo o período de intervalo, onde todos os alunos do refeitório ficaram retidos 1 hora e quinze minutos, supostamente porque alguns fizeram muito barulho, tendo sido dito por parte do responsável pelo espaço (cantina), que um dia destes trariam mordaças para ver se os calavam.
Para que entendam melhor a minha indignação, vou deixar a cereja no topo do bolo:
A responsável da Cantina, tem o poder de reter todos os alunos de castigo e durante todo o período de intervalo, apenas porque as crianças fazem barulho enquanto comem.
Tentei falar com a directora da escola, que está a faltar por motivo de doença. Tentei falar com a sua substituta, mas parece que não há substituta, porque o período de falta é pequeno. (isto dito pela assistente de educação responsável pela porta, que serviu de pombo correio, pois nenhuma professora se dignou a vir falar connosco. Segundo o recado que as professoras mandaram pela assistente, o espaço da cantina não é responsabilidade da escola e por isso, deveria-mos apresentar queixa junto do agrupamento e da Câmara Municipal de Alcochete.
Perante o exposto, deixo as seguintes questões:
-É algo tão incomum que as crianças falem durante o almoço? Não é o que qualquer adulto faz, quando almoça com amigos?
- Tem a funcionária , competência técnica e formação para definir castigos a crianças entre os 6 e 10 anos?
-Se tem, foi-lhes dada por quem?
- Se tem, reter todos os alunos que ali almoçam diariamente durante todo o período de almoço, apenas porque alguns fazem barulho e fazer alusões a amordaçar crianças, faz parte do currículo educacional em vigor?
Para finalizar, deixo uma nota: a minha filha, contou isto tudo a chorar e pediu para não voltar a comer na cantina, pedido que vamos satisfazer, a exemplo do que já aconteceu com outros alunos. a lista de alunos que deixou d comer na cantina, continua a aumentar.

Data de ocorrência: 31 de janeiro 2018
9 de fevereiro 2018
Exmos. (as) Senhores (as)

Acusando a receção da vossa comunicação com a referência n.º 16420418 informamos que procedemos a um contacto direto com o cidadão signatário, para que através desse atendimento personalizado lhe sejam prestadas as adequadas informações e/ou orientação para os serviços competentes.

Gratos pelo vosso serviço.

APR/RC

Fax:21 797 80 20
cirep@sec-geral.mec.pt
Ver perfil de
31 de janeiro 2018

La esta... tao depressa se poe a responsabilidade da educação nas escolas, como se vem questionar a sua autoridade.
Meu senhor dentro da escola que faz as regras é diretor, e na cantina sera o respetivo responsável, e voce não tem nada que vir questionar isso, porque eles não vão questionar as regras de sua casa.
A sua queixa tem tanto de presunção que toca o ridículo, porque enquanto houver papas a fazer o que voce esta a fazer, as crianças vão achar que estão no caminho certo, e nunca vão ter noção que existe autoridade e limites. Continue

31 de janeiro 2018

Ah Antónia, calada era uma poeta.

Vai-me dizer que é pecado uma criança de 6 anos falar durante o almoço, hora de intervalo, fora das aulas? Meu Deus, MULTEM OS PAIS JÁ que o miúdo conversou com os colegas e riu mais alto.

Claramente não tem ideia que a responsável pela cantina não tem formação além da devida para servir as refeições, e se pode mandar em crianças, é apenas nas que poderá por ventura ter em casa. Primeiro, castigos 'coletivos' são extremamente injustos e muito raramente aplicados; depois, aterrorizar crianças (porque como pode imaginar, eles nao racionalizam as coisas como -alguns- de nós) é simplesmente malvado.

A reclamação tem toda a razão. Qualquer dia vem o jardineiro também tomar conta da aula de Educação Física só porque é mais velho? Por favor.

Ver perfil de
2 de fevereiro 2018

JL desculpe que lhe diga mas discordo! As crianças na escola estão a responsabilidade de alguém! Convenhamos que muitos pais só sabem pedir responsabilidades quando algo acontece em prejuízo dos seus educandos, aí sim reconhecem a autoridade da escola. Mas quando essa autoridade choca com os valores dos pais ( sejam qual forem) desautoriza-se imediatamente a escola. Aterrorizar crianças? Desde quando impor regras é aterrorizar?!? No meu tempo era educar, mas ta visto que somos de tempos diferentes! Quanto aos castigos coletivos... Embora entenda a sua lógica, e tenha passado eu própria por alguns, não me vou pronunciar.
Quanto ao seu comentário, lamento que não saiba (não só você, mas muita gente) discordar de alguém sem partir para a falta de educação, mas lá está... Deve ser o resultado daquilo que lhe foi ensinado na escola, talvez!