Ministério da Educação

• Ministério da Educação28.2

Ministério da Educação e da Ciência - Colocação aluno 4º ano

Goreti apresentou a reclamação

Boa tarde Ex.mos Srs,

Contacto-vos na qualidade de encarregada de educação do aluno Salvador Marques Antunes - Processo de Matrícula nº 564636.
No ano letivo anterior o meu filho foi colocado, por razões que agora não importam discutir, porque ultrapassadas numa escola que dista 10 Km da minha casa.
Acontece que, resido a 30 metros sensivelmente de uma escola do 1º Ciclo - a Escola das Barrocas.
Trabalho a 100 metros de outra escola - a da Glória, bem como o meu marido pai do Salvador. Existem mais duas escolas muito perto da nossa casa e trabalho - dá para ir a pé ou de bicicleta.
Assim, pedi transferência para estas escolas ( 1º opção Vera Cruz, 2ª Glória; 3ª Barrocas, 4ª Santiago e 5ª a escola que frequentou no ano passado).
Pois foi colocado na mesma escola que dista 10 Km de minha casa, novamente.
Tenho conhecimento que existem crianças que residem fora de Aveiro centro e cujos pais trabalham também fora da cidade e que frequentam estas escolas.
Não se entende estas decisões, pois o meu filho poderia ir de bicicleta para a escola ou a pé o que é mais vantajoso em termos ambientais, pois não precisaríamos de andar de carro várias vezes ao dia por esse motivo. Pagamos mais IMI e as nossas casas foram mais caras porque temos uma escola à porta, sem dela podermos usufruir - o que é inadmissível.

Em suma, peço que sejam verificadas todas as vagas existentes nas outras opções por mim indicadas.
Não me conformo com a colocação decidida.
A manter-se, peço que me informem como poderei desencadear uma investigação exaustiva aos critérios que levaram a colocação de todos os meninos nas escolas que atrás referi.
Ao abrigo do principio da informação e transparência exijo ser informada da lista dos meninos colocados nas escolas referidas e os critérios que estiveram na base de tal colocação - a fim de poder confirmar da regularidade das mesmas.
Não aceito a recusa de tais informações com base na proteção de dados - pois esta proteção não pode servir e não serve para ocultar e não se investigarem irregularidades.

Certa da melhor atenção ao exposto,
Goreti Marques (mãe e encarregada de educação do aluno Salvador Marques Antunes).
10 nov 2020
Goreti adicionou uma resposta

A situação mantém-se inalterável.
Depois de vos contactar fiz mais insistências com o Agrupamento de escolas de Aveiro mas a resposta foi sempre a mesma - sem vaga.
O meu filho continua numa escola que dista a mais de 10 Km de casa, com encargos de transporte por nós suportados e sem poder fazer sempre as refeições do almoço em casa neste tempo de pandemia, como pretendíamos.
Quero o melhor para ele por isso farei sempre um esforço para que ele esteja bem onde estiver.
Estou desagradada com o tratamento que nos foi dado, de impessoalidade, de desinteresse total por este educando pelo agrupamento de escolas de Aveiro. Lamentavelmente o centro de Aveiro apesar de ter 5 escolas não tem oferta pública suficiente para os alunos que cá residem, esta é a verdade!
Deixo a nota que a professora da escola que o meu filho frequenta ( de verdemilho) é excelente, em termos profissionais e humanos, estou encantada com o trabalho dela. Merece muito ser reconhecida pelo trabalho que faz! Este foi o facto positivo, muito positivo no meio deste processo lamentável.
Goreti Sarrico

19 jan 2021