Ministério da Educação
1 ANSR 88.2
3 DGRM 84.6
Ministério da Educação23.4
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Denúncia feita pela directora do Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires

Maria Clara Alencoão Vale Proença
Maria Proença apresentou a reclamação
26 de setembro 2019
Exmos. Senhores,

o meu número de utilizadora é o 1320217532. Chamo-me Maria Clara Alencoão Vale Proença.

Gostaria que me esclarecessem o seguinte:
- fiquei colocada na CI 2019/2020, no grupo 220, no Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires, sendo detentora do Mestrado em Ensino do Inglês e Outra Língua Estrangeira no Ensino Básico componente de Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
- na 5ª feira da semana passada, dia 19 de setembro de 2019, a senhora diretora do agrupamento acima referido comunicou-me que um colega meu fez denúncia da minha colocação no grupo de recrutamento 220, 20h, anual, por o grupo 220 ser Inglês/Português e a senhora diretora denunciou-a sem pedir esclarecimentos nem à DGAE nem a V. Exas.. A denúncia do colega foi por mail à direção do agrupamento e a diretora denunciou a minha candidatura por causa do Português;
- a denúncia não é legal pois a minha candidatura ao 220 foi validada pelo Agrupamento de Escolas de Alfornelos e fui colocada pela DGAE (Contratação Inicial);
- de acordo com mails trocados entre a Escola Secundária de Alcains e a DSFRHE em 2012, este organismo afirma que posso concorrer ao grupo de recrutamento 220, ao abrigo do Dec. Lei 43/2007, ponto 7;
- quais as consequências, para mim, da escola ter denunciado a minha colocaçâo? Posso ainda ser colocada ou não? Posso concorrer a colocações de escola ou não? O Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires terá de me readmitir ou não?

Fico a aguardar a V/ resposta muito brevemente.

Atentamente.
Clara Proença
Data de ocorrência: 26 de setembro 2019

com essa licenciatura, não pode concorrer ao 220 no concurso nacional, só em contratação de escola com habilitação própria.

Está confirmado pela DGAE que tenho habilitação profissional para concorrer ao 220.