Administração Pública
1 ANSR 88.6
3 DGRM 84.6
Ministério da Educação23.4
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Falta de respeito e humilhação por parte da professora para com aluna de 8 anos.

Cliff Richard Teixeira Tavares
Cliff Tavares apresentou a reclamação
3 de junho 2016

No dia 02 de Junho de 2016 depois de ir buscar a minha filha à escola, chegados a casa a minha filha de 8 anos que actualmente frequenta a 3ª classe na Escola EB1 de Póvoa de Penafirme / Torres Vedras, disse-me com uma visível tristeza nos seus olhos que durante o horário de aulas e dentro da sala de aula, onde outros alunos estavam presentes que a professora de nome Ana Soares se virou para ela e aparentemente com a maior naturalidade lhe tinha dito que ela cheirava mal e perguntou também se ela tomava banho em casa!
Para que fique bem claro, somos uma família de 4 de classe média e que felizmente vivemos sem dívidas e em casa própria e onde em média se gastam duas botijas de gaz por mês, e isto só para os banhos porque para cozinhar utilizamos somente energia eléctrica. E com condições de higiene bem acima do que seria considerado normal e que conste também que todos os membros desta família tomam banho diariamente e que pai e mãe têm todo o cuidado para que as duas filhas que temos tenham como rotina todos os cuidados no que diz respeito à sua higiene pessoal.
Mas voltando ao tema em questão, a minha filha disse que depois de a professora ter feito aquela observação e pergunta perante os outros alunos, eles começaram a gozar com ela e a chamar-lhe porca e mal cheirosa. Após eu ter ouvido isto, escusado é dizer que fiquei a “deitar fumo pelas orelhas”. Telefonei de imediato para a escola e falei com uma das auxiliares, a qual me disse que a professora já não se encontrava no local, sugerindo que eu fosse no dia a seguir pôr a minha filha um pouco mais cedo e tentar falar com a professora antes do início das aulas. Pois no dia 3 de Junho, 2016 fui 15 minutos mais cedo do que o normal e "confrontei" a professora com o que a minha filha me tinha dito e o porquê de tal acto de humilhação para com uma menina de apenas 8 anos! Ao qual ela na minha própria cara me disse exactamente com estas palavras, e passo a citar "Mas a sua filha cheira mesmo mal, até alguns alunos já se tinham queixado de que ela cheirava mal" (disse a professora). Eu fiquei de boca aberta durante uns bons 3 segundos, e perguntei-lhe então mais especificamente de onde é que os alegados maus cheiros supostamente provenientes da minha filha eram provenientes, e ela por breves momentos olhou para mim sem saber o que dizer, mas depois referiu que o mau cheiro vinha dos sapatos que cheiravam a chulé. De seguida perguntei-lhe imediatamente se isso seria em situação alguma para humilhar uma criança e repito, de 8 anos em frente aos colegas, simplesmente pelo facto de que os dias de verão já se fazem sentir e as temperaturas nos últimos dias rondaram os 26º que uma criança tal e qual como qualquer outra criança normal que anda sempre a correr e a saltar e que por mera coincidência teve 2 horas de educação física nesse dia! Questão à qual ela simplesmente disse, e passo a citar “pois”.
De seguida para fugir novamente à pergunta disse para depois das aulas quando chegasse a casa para lhe cheirar os sapatos e com um sorriso muito arrogante disse, e passo novamente a citar “pois devia de ter mais cuidado com esta questão do mau cheiro para não incomodar os outros alunos”.
Eu nesse momento já nem estava para ouvir nem mais uma palavra da boca desta professora e disse-lhe que tanto eu como a minha filha sentíamo-nos muito ofendidos com toda esta situação e simplesmente virei lhe as costas porque vi que com ela não iria-mos resolver nada!
Para resumir e concluir, não seria muito mais adequado por parte desta professora já que o nariz dela é tão sensível ao odor de chulé de crianças que saltam, pulam e correm todos os dias durante os intervalos e neste caso até ainda mais nos dias de educação física, mandar um recado na caderneta para o Enc. Educação marcando um dia para poder-mos de uma forma privada e discreta falar sobre o assunto!?
Acho que qualquer pai ou mãe quando vai pôr os seus filhos à escola vai com a confiança de que eles lá serão sempre bem tratados e protegidos por todos os funcionários incluindo e especialmente os professores. E que deve haver laços de confiança e acima de tudo uma boa comunicação entre pais e professores. Aqui não foi este o caso e muito honestamente nesta professora não vou confiar mais, pelo menos já não como confiava antes. Quero ainda referir que todos os outros tanto funcionários como professores deste estabelecimento de ensino durante os últimos 3 anos que a minha filha frequenta têm sido totalmente profissionais e que nunca ouve qualquer problema. Isto só para referir que por uma professora ter agido indevidamente, não quer dizer que se ponha o estabelecimento de ensino em causa.
Neste momento e dadas as circunstancias, exijo um pedido de desculpas formal por parte desta professora pelos seus actos e ações irresponsáveis e irreflectidos e nada profissionais, não só a mim mas principalmente à minha filha. E darei este triste episódio como encerrado, na esperança que esta professora aprenda com os seus erros e que tal situação não se volte a repetir com mais nenhum outro aluno.
Mas se tal não acontecer, avançarei com uma acção judicial contra esta professora por humilhação e danos morais à aluna!

Data de ocorrência: 3 de junho 2016
23 de junho 2016
Exmos (as) Senhores (as)

Em resposta ao e-mail dirigido ao Portal da Queixa informa-se que o mesmo foi encaminhado para a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (ige@ige.mec.pt), por se tratar de assunto da sua competência.

APR/RC

Av.ª 5 de Outubro, 107, 1069-018 Lisboa
Tel: 21 781 16 90
Fax:21 797 80 20
cirep@sec-geral.mec.pt

Surpreende-me, diante de relato tão grave, a reclamação ter sido fechada sem resolução alguma.