Ministério da Educação

Hélder Coelho
Hélder Coelho apresentou a reclamação
22 de abril 2019
Caros Responsáveis pela Educação
O meu filho mais velho frequenta o 8ºano no agrupamento de escolas de camarate – Loures e infelizmente e pelas necessidades que necessita, pois o mesmo e após vários testes que nós pais fizemos numa clínica, em que foram detectados vários problemas, tais como, dislexia e etc…, a lei protege-o e da -lhe alguns direitos, mas como o nosso ensino está como está o meu filho está a desmotivar-se.
No entanto e após algumas insistências feitas ao Sr Director de turma, em que o mesmo e articulando com uma equipa de ensino especial que o devia avaliar, esta equipa de ensino especial só se sentou à mesa com os pais, o responsável da clínica que está a ser seguido, no 2º período, isto pois o meu filho no 1º período e tendo ele os problemas que tem, efectuou testes iguais aos da turma, ou seja se tem os problemas que tem deveria ter testes adaptados, mas como dá trabalho fazer testes desses, deixem-no andar que algo se vai resolver, sim teve 5 negativas, pois bem por muito que se esforce, se não tem ajuda por parte da escola é normal tanta frustração, depois os nossos governantes interrogam-se o porquê da desmotivação.
Ora e após essa reunião ficou decidido que teriam que auxiliar da melhor maneira o aluno, ou seja para além de outras medidas teriam que efectuar testes com perguntas mais directas para que o meu filho fizesse os testes à medida dos seus problemas, ora professores disseram que iriam o ajudar em certos pontos, pontos esses em que o mesmo já estava a usufruir, tais como sentar à frente na sala e como o mesmo usa óculos isso já estava a ser feito, tudo o resto é em conta gotas e mesmo assim e com algum esforço, levantou algumas mas baixou outras e teve 3 negativas, mas apoios, está difícil pois os professores têm muito trabalho em mãos e não podem fazer testes diferentes à medida dos problemas dos alunos.
Eu como pai, é triste ver os meus filhos a esforçar-se para ter bons resultados escolares, pois é que o mais novo também tem os mesmos problemas e na primária até vai tendo algumas ajudas, vamos ver daqui para a frente.
Em conclusão, Srºs Responsáveis em Geral pela Educação, façam alguma coisa para que não tenha alunos desmotivados, frustrados e com vontade de desistir do ensino, é triste.
Data de ocorrência: 22 de abril 2019