Administração Pública
1 ANSR 88.2
3 DGRM 84.5
Ministério da Educação23.4
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Horário das actividades de enriquecimento curricular

Ana Rita Costa
Ana Costa apresentou a reclamação
18 de setembro 2017

Exmo. Sr (a).
Venho por este meio demonstrar o meu desagrado.
No dia da apresentação qual não é o espanto dos pais quando a professora apresentou o horário lectivo do 4º ano em que as actividades enriquecimento curricular estavam no início do horário e não no fim como habitual.
Desta forma existe uma obrigatoriedade da presença da criança. Passo a explicar as aulas iniciam 3x por semana às 9:15 com uma AEC o que nos foi explicado se não estivéssemos interessados podíamos entregar as crianças às 10:15.
um dos pais perguntou qual era a hora do intervalo e a professora respondeu às 10:30 como habitual.
Claro que houve constatação que o horário não era de todo favorável para as crianças pois existem 15 minutos mortos em que uma professora tem que iniciar uma aula e de seguida interromper para ir ao intervalo.
Na Portaria n.º 644-A/2015; o Artigo 18.º diz:
2 - A planificação das AEC deve:
a) Salvaguardar o tempo diário de interrupção da componente curricular e de recreio;
A justificação do porquê deste horário? Só há uma professora de inglês para o agrupamento todo e os horários das turmas teriam que se enquadrar com a disponibilidade desta professora esta é a razão porque temos as AEC no início do horário e não no fim.
Outra novidade é que só haverá inglês daqui a um mês e meio pois a professora foi submetida a uma intervenção cirúrgica e encontra-se de baixa médica. Foi nos ditos que não há ninguém para a substituir. A minha pergunta é sendo que é uma situação prolongada o agrupamento não pode pedir uma professora de substituição, as únicas prejudicadas são as crianças.
Às Quartas Feira como não há ninguém que possa assegurar a hora de inglês foi dito as pais que a crianças têm que sair às 15:45 até a professora regressar a sua actividade profissional.
Sexta Feira é o único dia que as AEC são a seguir ao intervalo da tarde.
Mando em anexo o plano de aula da minha filha para constatação do período lectivo de 15 minutos.
A minha filha pertence ao agrupamento de escolas José Afonso na Moita, frequenta o 4 ano da escola básica nº1 de alhos vedros da Turma E41 uma turma mista com 18 alunos de 4º ano e 2 com necessidades educativas especiais de 3º ano

Desde já agradeço a atenção dada.
Cumprimentos
Ana Costa

Data de ocorrência: 18 de setembro 2017
22 de setembro 2017
Exmo. (a). Senhor(a)

Acusando a receção da vossa comunicação com a referência n.º 12845617 informamos que procedemos a um contacto direto com o cidadão signatário, para que através desse atendimento personalizado lhe sejam prestadas as adequadas informações e/ou orientação para os serviços competentes.

Gratos pelo vosso serviço.

/RC

Com os melhores cumprimentos