Ministério da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Inexistência de aulas de inglês

Catia Teixeira
Catia Teixeira apresentou a reclamação
21 de novembro 2019
Como encarregado de educação de uma aluna do 3º ano turna D, da Escola EB1 / JI da Portela, concelho de Loures, distrito de Lisboa, venho por esta via expressar a minha enorme preocupação, consternação e frustração pela falta de docente da disciplina de Inglês.

O ano letivo iniciou em 16/Setembro/2019, e o problema continua a existir, com a agravante de não haver qualquer perspetiva para a sua resolução.

O assunto torna-se ainda mais grave pois informaram-nos de que o agrupamento escolar tem 7 turmas nesta situação, distribuídas pelas 3 escolas do 1.º ciclo, ou seja, cerca de 175 alunos estão a ser prejudicados face aos demais alunos em Portugal.

A direção do agrupamento escolar, após interpelação de vários encarregados de educação, informou-nos o seguinte:
- foi feito o 1.ª pedido de substituição onde foi colocado um docente a 16-09-2019 que não aceitou o horário;
- foi feito novo pedido de substituição onde a 20-09-2019 e não foi colocado nenhum docente;
- a 20-09-2019 foi feito novo pedido de substituição através de contratação de escola, onde se apresentam 4 candidatos e nenhum aceita o horário;
- foi feito novo pedido do horário onde a 14-10-2019 não é colocado nenhum docente;

Informou ainda que tinha sido autorizado novo pedido de horário em contratação de escola. Estando o processo dependente de possível colocação de docente, Salientando-se que o processo de contratação de escola é um processo mais demorado

Uma vez que os concursos efetuados não trouxeram qualquer resultado positivo para a resolução deste caso questiono quais as diligencias que V. Exmas, pretendem tomar para resolver o assunto e/ou minimizar o impacto decorrente desta falha?

Questiono-me ainda quanto tempo mais terão estas crianças que esperar que alguém se disponibilize a concorrer e a aceitar o horário, para que possam ter o que lhes é de direito e que é curricular – UM PROFESSOR DE INGLES do 3º ano.

Catia Marisa Afonso dos Santos Teixeira
Data de ocorrência: 21 de novembro 2019
Catia Teixeira
Catia Teixeira avaliou a marca
1 de setembro 2020

Infelizmente ficou tudo na mesma