Ministério da Educação
1 ANSR 88.3
3 DGRM 84.1
Ministério da Educação23.3
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Insuficiência de vagas para colocação de crianças no ensino pré-escolar com mais de 4 anos

Marco Pais Neves dos Santos
Marco Santos apresentou a reclamação
5 de agosto 2019

Sr. Ministro da Educação,
Em março de 2017, foram aprovados no Parlamento dois diplomas que recomendavam ao Governo a universalização da educação pré-escolar aos três anos, e o acesso ao pré-escolar a todas as crianças de quatro e cinco anos, metas que o Governo subscreveu como aplicáveis até ao final da legislatura, daqui a dois meses.
O meu filho nasceu em 24.01.2015. A 24.04.2019, através do Portal das Matrículas, processo de matrícula n.º 25802, inscrevi-o no pré-escolar na Escola Básica de Ouressa, Mem Martins, Sintra, a dois minutos a pé da sua residência, e não teve vaga. Muito provavelmente vai entrar diretamente para o primeiro ciclo sem passar por uma fase de adaptação ao pré-escolar, parece ser irremediável, e isso significa que não cumpriu com o que se comprometeu, falha que deverá ser sancionada aquando do ato eleitoral que se aproxima.
Os políticos, em geral, devem subscrever metas realizáveis para não defraudar a espectativa dos cidadãos, porque já lá vai o tempo em que isso não tinha consequências. Não aprender isto ainda é pior do que os maus resultados das crianças a português e a matemática.

Data de ocorrência: 5 de agosto 2019
Marco Pais Neves dos Santos
Marco Santos avaliou a marca
28 de maio 2021

A marca é miserável. Não creio, aliás, que alguem tenha dúvidas disso.

Olá Marco,
Sou produtora de Informação da SIC e estamos com uma reportagem sobre o ensino pré-escolar. Pode facultar-me o seu contacto?
deixo-lhe o meu contacto caso seja mais fácil: 965354690

18 de novembro 2019

Olá Ana, boa tarde. A SIC estará a fazer bom serviço à população se concretizar uma reportagem sobre o ensino pré-escolar, e contará com o meu apoio. Noto que no meu caso existe descontentamento, muito descontentamento, pois a minha criança faz 5 anos agora em janeiro próximo e não teve vaga na escola pública junto à sua residência. Neste momento estou a passar por uma fase de grande exigência profissional, mas deixo o telefone da minha esposa, mãe do meu filho, também conhecedora do processo. Cristiane, contacto: 968556821. Cumprimento. Marco Santos