Ministério da Educação
Ministério da Educação
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
22,7%
Tempo Médio de Resposta
8,6%
Taxa de Solução
23,3%
Média das Avaliações
40,8%
Taxa de Retenção de Clientes
55,6%
Ranking na categoria
Administração Pública
1 ANSR 88.8
3 DGRM 84.7
...
Ministério da Educação23.6
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Levantamento de manuais escolares

Sem resolução
Cecília Neves
Cecília Neves apresentou a reclamação
9 de agosto 2019

Venho por este meio dar-vos conhecimento do meu desagrado relativo ao tratamento da matéria supra por parte do corpo não docente deste Agrupamento de Escolas.

Reconheço e concordo que apenas cada funcionário adstrito a determinado serviço seja conhecedor das diretivas e que lhe são passadas pelos seus superiores em relação aos assuntos inerentes ao seu desempenho profissional, e que por conseguinte, nos transmitem de acordo com o indicado.

Muitas das pessoas que prestam essas informações não as fazem quando interpeladas, com a cordialidade necessária ao seu interlocutor, prestando informações de forma rude e arrogante, quase como que discursando em monólogo, sem deixar a pessoa que estabeleceu a ligação falar.

Acredito que as chamadas dos Encarregados de Educação nestas alturas podem ser mais que muitas, e que o discurso da Assistente Técnica já esteja tão mecanizado, que queiram desde logo transmitir as informações adquiridas até então; mas devem sempre ter em atenção que o discurso e necessidades de quem liga "NÃO SÃO STANDERTIZADOS", e todas as pessoas podem explanar o seu assunto sem ser interrompidos.

Desde que foram disponibilizados os "vouchers", que contatei a escola, pelo menos, 4 vezes e sempre acatei sem argumentar a informação prestada de todas elas, exceto hoje.

Sucede que, ontem no período da tarde liguei para a escola e fui informada que, devido aos problemas informáticos persistirem na plataforma de acesso, a entrega dos manuais seria feita NÃO ANTES DE 19/08/2019.
Hoje, através de mães de outros alunos, fiquei a saber que 3 ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO, pela hora em me que informaram ontem que só seria possível entregá-los daí a quase 2 semanas, LEVANTARAM OS MANUAIS ESCOLARES e ainda puderam escolher os melhores entre a oferta.

Ora, este meu contato com Vª Exªs prende-se com o seguinte:

- O Agrupamento não pode prestar informações discordantes, dependendo de quem liga;
- principalmente nos serviços Públicos, não se deve nem se pode fazer "jeitinhos";
- as informações têm de ser prestadas de igual modo a todos os EA;
- se há prazos estabelecidos pela escola, então que sejam para ser cumpridos por todos e para todos;
- Não devem haver tratamentos diferenciados nem exceções, de acordo com quem liga ou com a disposição de quem atende

Aceitaria mais facilmente que a Senhora funcionária que me atendeu hoje a chamada me tivesse dito que de facto a data prevista seria a indicada, mas que por indicações superiores, poderiam disponibilizar os manuais antes da data agendada, visto que a plataforma apesar de não estar totalmente operacional, está disponível; mas sempre ressalvando a eventual falha dos sistema.

A senhora que me atendeu, poderia ter-se salvaguardado desta forma, sem nunca me ter dito "olhe minha senhora, eu tenho mais chamadas para atender", sem nunca me deixar desabafar o meu desagrado.
Tive discernimento para manter um discurso cordial com a senhora, apenas esperando que a mesma fosse empática à minha observação e me desse uma explicação para o efeito.
Quando referi que algumas mães se tinham dirigido ao Agrupamento ontem e levantaram os manuais, a senhora contradisse-me; mas tendo eu mostrado que sabia que a situação não era de todo essa, a senhora mudou o discurso e mencionou que "APENAS ENTREGAMOS OS MANUAIS A UMA MÃE".
Discordei e mencionei que 3 mães de alunos tinham lá ido ontem e a senhora bastante indignada por eu saber a verdade despediu-se referindo "mais pessoas para atender".

Todas as pessoas que trabalham na Função Pública deveriam ter sempre em 1ª linha que os mesmos se regem por um código de conduta, o qual os obriga a agir de forma justa e imparcial para com os demais, bem como devem sempre passar uma informação clara e de qualidade.
Por isso, deveriam ter mais respeito e cordialidade pelos contribuintes/Encarregados de Educação, uma vez que estão a prestar um serviço público e são elas que transparecem a boa/má imagem das Instituições.

Com os melhores cumprimentos,
Cecília Neves

Data de ocorrência: 9 de agosto 2019
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.