Ministério da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Manuais escolares reutilizáveis

Célia Sousa
Célia Sousa apresentou a reclamação
4 de setembro 2019

Fui levantar os manuais escolares reutilizáveis à escola das minhas filhas, que lhes foram atribuídos, do 5º ano (matemática Parte I e Parte II, ciências da natureza Parte I e Parte II, Inglês e música) e do 7º ano (matemática Parte I e Parte II, ciências da natureza e inglês), e só com exceção do manual de matemática Parte I e manual de ciências da natureza Parte I, ambos do 5º ano, todos os restantes estão escritos, exercícios resolvidos, textos sublinhados (tenho a dizer que o aluno anterior dono de um dos livros de ciências teve o trabalho de sublinhar quase todas as frases de texto existentes no livro). Logo não estão em condições de reutilização.

A mim, exigiram que os livros fossem entregues no final do ano em perfeitas condições de reutilização e completamente isentos de escrita. Tive a preocupação de encadernar no inicio do ano todos os livros para que as capas fossem protegidas (sei que não tinha obrigação de o fazer, mas tive essa preocupação, para que quem os recebesse no ano seguinte os recebesse com bom aspeto e não estragado), sensibilizar as minhas filhas para escreverem nos livros o unicamente necessário e de forma leve para quando no final do ano os fossemos apagar, não se notar a escrita, pois uma das exigências é que não estivessem escritos. Se um aluno recebe a notar-se a solução, vai estar tentado a ler o que lá estava e muitos apenas a passar por cima. Isto não é aprendizagem!
Tivemos todos em casa no final do ano a apagar todos os livros para os entregarmos na escola e sei que quem os herdar irá ficar totalmente satisfeitos, pois todos, sem exceção, estão como novos.

Ontem estivemos a ver os livros que fui levantar e senti a revolta das minhas filhas, a questionar-me porque tivemos tanto trabalho a preservar durante o ano anterior os livros e a apagá-los no final do ano, se elas recebem agora livros escritos, sublinhados, dobrados, capas a descolar... Estivemos com tanto trabalho para quê? No final do ano todos são aceites como em boas condições pelas escolas, para que nos vamos dar a tanto trabalho, se depois passa tudo, não é preciso termos assim tanto cuidado? O que lhes vou dizer?? Acabo por concordar com elas e sinceramente não sei se realmente vale a pena a ter todo esse cuidado quando no ano seguinte vão receber manuais em qualquer estado.

O de inglês 5º ano, para além de estar escrito (resolução de exercicios), tem também quando os exercícios implicavam a colagem de autocolantes, os mesmos colados, obviamente o aluno anterior teve de resolver os exercícios, agora os que recebem estes livros o que vão fazer para resolver os exercícios? (não fazem porque já estão feitos!).
Os de matemática, para além de todos os outros tipos de exercícios resolvidos, nos que tinham de desenhar (ângulos, retas, etc...), tem retas e mais retas, curvas e mais curvas, que notoriamente o antigo aluno esteve para lá a riscar e riscar que já lá está uma confusão...

Em suma, face ao exposto, quero reclamar os manuais em mau estado para reutilização que recebi e saber o que tenho de fazer para ter os manuais em condições para serem usados pelas minhas filhas e elas possam realmente ter meios de aprendizagem. Enviam vouchers dos livros em questão? A escola tem o dever de os substituir e se não o fizer?

Atentamente,

Célia Sousa