Ministério da Educação

João Barreto
João Barreto apresentou a reclamação
23 de julho 2020
Exm.o/a Sr./a
Venho por este meio apresentar o meu desânimo relativamente à falta de vagas na escola pública, na minha zona de residência.
Tenho um filho com 5 anos, filho único e certamente continuará a sê-lo. Por motivos idênticos a estes que irem expôr e muitos outros motivos similares.
Pago a creche ao meu filho desde os seus 4 meses de idade, por inúmeros motivos não é possível inscreve-lo, ou por falta de vagas, por horários ou o quer que fosse. Tentámos novamente o ano passado e não tivemos sorte porque só tinha 4 anos.
Chegou a altura de frequentar a escola pública, o Pré- escolar. Achávamos nós! Fizemos a matrícula na EB/JI dos Foros da Amora, SEIXAL e obtivemos resposta. Não temos vaga na escola junto à nossa residência. Tem a idade certa e proximidade, pode ir a pé da nossa casa e pode inclusive ouvir as crianças brincar quando está na casa dos avós, com quem passa o fim do dia, realidade de muitas crianças em Portugal. Mas mesmo assim, tendo a idade admissível e proximidade na morada de residência, esses não são factores suficientemente fortes para ter vaga no pré-escolar da zona de residência.
Consultei a lista de colocações e verifiquei que existiam pelo menos 4 crianças com idade inferior à do meu filho, que foram admitidas. Procurei justificação para esse facto mas ainda assim não compreendo, e qualquer ela que seja, não será suficientemente eficaz para fazer desaparecer, não a minha revolta mas o meu desânimo.
Gostava que estas palavras permanecessem públicas para, um dia mais tarde, em futuras eleições possam olhar para situações como esta e dizer que tudo correu bem.
Data de ocorrência: 23 de julho 2020
João Barreto
João Barreto avaliou a marca
10 de novembro 2020

Ficou resolvido, matriculando a criança noutra escola mais distante. A falta de vagas na escola pretendida, junto à nossa casa está por resolver, bem como os casos de matriculas irregulares