Ministério da Educação
Ministério da Educação
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
22,7%
Tempo Médio de Resposta
8,6%
Taxa de Solução
23,3%
Média das Avaliações
40,8%
Taxa de Retenção de Clientes
55,6%
Ranking na categoria
Administração Pública
1 ANSR 88.8
3 DGRM 84.7
...
Ministério da Educação23.6
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Matricula Pré-escola

Sem resolução
Miguel Henrique Monteiro
Miguel Monteiro apresentou a reclamação
27 de abril 2018

Boa tarde,

Sou pai de um menino de 3 anos (a fazer 4 em julho deste ano) e de uma menina de 4 meses. Tanto eu como a minha esposa, trabalhamos por turnos e em lisboa.
No principio do corrente ano lectivo matriculei o meu filho no Agrupamento de Escolas Damião de Goes em Alenquer, sendo esta a minha área de residência. Tal foi possivel porque a minha esposa se encontrava de baixa por gravidez de risco e posteriormente entrou de licença de maternidade, logo, não havia inconveniente.
Agora com a licença da minha esposa a acabar e devido aos nossos horarios laborais vejo-me agora obrigado a ter a ajuda dos avós que residem na Povoa de Santa Iria.
Ao tentar matricular o meu filho para o próximo ano lectivo no Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santa Iria, com a avó paterna como Encarregada de Educação, fui informado que devido á recente legislação em vigor tal seria impossivel e que teria de o matricular no Agrupamento de Escolas da minha area de residência.
Desloquei-me á DGESTE para fazer uma exposição da minha situação (que tanto eu como a minha esposa trabalhamos por turnos e em lisboa, e que, devido aos horários que temos somos ambos obrigados a sair de casa ás 6:00 e que não existe sequer sitio onde deixar as crianças sem ser na casa dos avós na Póvoa de Santa Iria). A agravar ainda mais a situação a minha profissão (Bombeiro Sapador) exige-me disponibilidade permanente e a ausências por serviço durante tempo indeterminado ficando assim apenas a mãe com a responsabilidade. Sem a ajuda de terceiros é impossível! Fui então informado para fazer uma exposição á Escola em questão e á DGESTE por email, o que fiz.
Anexei então a esta as declarações das nossas entidades empregadoras e enviei a ambas as entidades. Da DGESTE ainda não obtive resposta e do agrupamento de escolas da Póvoa de Santa Iria recebi a informar que este irá seguir a legislação em vigor e que teria de inscrever a criança no agrupamento da minha área de residência e pedir preferência para o Agrupamento da Póvoa de Santa Iria e depois aguardar por vaga. Perguntei, se ao inscrever a criança no agrupamento da minha área de residência e pedir preferência para a Póvoa de Santa iria, não havendo vaga nesta, se não seria colocado na minha área de residência? A resposta foi que certamente haverá mais famílias como a minha, mas que não me podem fazer nada.
Não tem lógica mudar a morada fiscal do meu filho para casa dos avós porque é connosco que vive, logo todos os encargos são nossos, tal como não tem lógica mudarmos todos a nossa morada fiscal para a Póvoa de Santa Iria porque a minha habitação própria e permanente é em Alenquer e efectivamente vivemos lá, isto para poder matricular o menino na Póvoa de Santa Iria.
Matricular a criança no Agrupamento da Póvoa de Santa Iria não é um luxo, é uma necessidade fisica, ambos os meus filhos terão de fazer todo o seu percurso escolar nesta localidade por causa da ajuda dos avós para entregar ou recolher estas conforme a disponibilidade dos pais devido aos horários que temos.
A legislação deveria de proteger famlias com dificuldades por questões de horários laborais devidamente justificados.

Atenciosamente
Miguel Monteiro
 

Data de ocorrência: 27 de abril 2018
Ministério da Educação
9 de maio 2018
Exmos. (as). Senhores(as)

Acusando a receção da vossa comunicação com a referência n.º 18464618 informamos que procedemos a um contacto direto com o cidadão signatário, para que através desse atendimento personalizado lhe sejam prestadas as adequadas informações e/ou orientação para os serviços competentes.


Gratos pelo vosso serviço.



Com os melhores cumprimentos





Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP
Av.ª 5 de Outubro, 107, 1069-018 Lisboa
Tel: 21 781 16 90
Fax:21 797 80 20
cirep@sec-geral.mec.pt
Miguel Monteiro
14 de maio 2018
Ainda aguardo pelo contacto.
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Ver perfil de
27 de abril 2018

Uns lutando para ter os filhos na área de residência, sem conseguir, e outros reclamam porque podem e não querem!