Ministério da Educação
1 ANSR 88.2
3 DGRM 84.6
Ministério da Educação23.4
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Negligência e exclusão social na Escola Básica de Afonsoeiro

Palmira
Palmira apresentou a reclamação
20 de fevereiro 2020
A Escola Básica de Afonsoeiro tem sido palco de uma autêntico inferno para as crianças que a frequentam. É lamentável a falta de apoio, atenção e vigilância que ali ocorre. Todos os dias existe agressão por parte de alunos (3 ou 4) já identificados (são sempre os mesmos agressores), ou seja, os responsáveis da escola têm conhecimento mas permanecem impávidos.

Os meus filhos já não querem ir à escola. As crianças não deviam sofrer não escola. Tenho abordado a questão com outros encarregados que referem que os seus filhos passam pelo mesmo. Estes comportamentos só acontecem porque a Direcção não gere eficazmente a escola (que é pequena), ou seja, são muito permissivos e não traçam estratégias eficazes para resolver a situação. A Direcção protagoniza situações de injustiça. Existe tolerância excessiva que tem facilitado a agressividade. É triste! Esta semana um dos meninos quase ficou sem um olho! Foi atacado com um lápis por outro menino já sobejamente conhecido como agressivo!

No que respeita à exclusão social, a atitude da Direção de formar uma turma com 90% de alunos estrangeiros (brasileiros, africanos...), contrariando o conceito de inclusão social .
Data de ocorrência: 20 de fevereiro 2020