Ministério da Educação
1 ANSR 88.2
3 DGRM 84.6
Ministério da Educação23.4
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Participação de auxiliar por difamação e má conduta - urgente

Tânia Marques
Tânia Marques apresentou a reclamação
29 de maio 2019 (editada a 29 de maio 2019)
O meu filho tem muita dificuldade em ficar sossegado na sala e acaba por destabilizar os outros colegas de turma, além de que no 1ª ano na escola, o meu filho foi várias vezes agredido pelos colegas de 3º e 4ºano que o apanhavam no recreio...escondiam se para não serem vistos e portanto não haver testemunhas. Na época o meu filho acordava durante a noite a gritar e a chorar com pesadelos e foi assim que descobri o que se passava. Falei com a Diretora da Escola, indiquei os nomes dos alunos e a Directora falou com eles e as coisas acalmaram...Hoje em dia esta Auxiliar de nome Isabel diz que estou a mentir e que o meu filho é que agride os outros alunos....e sim o meu filho agride quando em resposta às agressões a que é sujeito.
Durante este ano lectivo já foi pedido o apoio psicológico para tentar reverter tanto a situação de agressividade como o comportamento na sala... Houve uma 1ª reunião com a Psicóloga no Centro de Saúde em Fevereiro deste ano e deveria ter havido novo contacto no máximo de 2 semanas, mas até hoje nada...o Assunto morreu...De qualquer forma houve uma sugestão da psicóloga em pedir ao meu filho que todos os dias fizesse uma autoavaliação do comportamento e afins para ele tomar consciência nesse sentido. Por minha iniciativa fiz em excel uma folha com os vários pontos que ele deveria avaliar ao final de cada dia. Ficou combinado com a escola que todos os dias a prof do meu filho assinaria a avaliação e que do ATL aconteceria a mesma coisa...
Posso dizer que da parte do ATL tem havido sempre ajuda e feedback e realmente há uma evolução...mas da parte da escola, a avaliação nunca é assinada pela Prof...prof esta que tem 25 alunos na sala...uns a quem dá matéria do 1ª ano e aos restantes a do 2ª ano ( é sempre o discurso para justificar o que é feito ou não)...prof essa que põe de parte os alunos que não são bem comportados....castiga os por tudo e por nada...basta o meu filho dar uma resposta fora da vez dele e é posto na rua....dá com o caderno diário na cabeça dos alunos e etc....Prof a quem pedi que me dissesse qual era a falta que o meu filho tinha injustificada e que até hoje não me deu resposta...embora a falta esteja realmente justificada na caderneta...a resposta que recebi foi que poderia ter sido eu a preencher a justificação posteriormente. Mas o que é isto????
Há toda uma conivência entre Professores e Auxiliares.
A esta confusão junta se esta Auxiliar Isabel que para além de castigar o meu filho constantemente, mente só para o poder castigar e ainda fala mal de mim na escola..diz que não dou a educação devida ao meu filho e avisa os outros Pais para terem cuidado com o meu filho, para não deixarem os filhos brincarem com o meu...Esta senhora também apresentou uma participação do meu filho por ter dado um pontapé no recreio a outro aluno..na participação voltou a denegrir a imagem de uma criança de 8 anos...Na passada semana diz que viu o meu filho a dar pontapés no amigo....as 2 crianças dizem que não mas a sra diz que viu....e valeu ao meu filho uma semana de castigo sem ir ao recreio. Quando acontece alguma confusão em que o meu filho esteja envolvido seja de que forma for, já nem o deixam contar a sua versão...acontece constantemente serem 2 ou mais a cometerem as infracções e o meu filho nem se pode defender, é imediatamente colocado de castigo...e mais grave é o único castigado. É triste ouvir o meu filho dizer "que ninguém acredita em mim"
O meu filho quer mudar de escola e diz que odeia Professora e Auxiliar...somos olhados de lado como se de criminosos se tratasse... e cada vez que falo com a Directora da escola, é sempre muito compreensiva mas de nada adianta e mesmo ela diz que não pode desautorizar uma auxiliar...mas que porcaria de educação é que temos hoje em dia...quando enquanto Mãe luto para modificar o comportamento do meu filho e da escola tenho a reacção justamente inversa. Se vou à sede do agrupamento nada fazem....se falo com a diretora da escola nada faz....se falo com a professora ou a auxiliar, o meu filho sofre represálias...
Pelo que pergunto ...não há ninguém que intervenha neste sistema de educação? Se não tenho a quem recorrer e se já chegámos ao ponto em que as auxiliares é que castigam e os Prof nada fazem....em que a própria escola trata uma criança como se fosse criminosa...como se fosse um poço de maldade???? O meu filho chora me em casa e durante a noite...não quer ir para a escola...e cada vez mais se vai revoltando....
Há mais crianças na escola a queixarem se desta auxiliar..ou por que chama nomes ou porque dá castigos injustos....enquanto esta Sra esteve de baixa, as crianças andavam mais alegres..o meu filho incluido...a sra voltou da baixa e voltámos ao inferno.
O que faço eu????? quem pode ajudar??? quem pode intervir????

Por favor não ignorem a agonia de uma Mãe...não se faz de uma criança um monstro....e mesmo que fosse tenho a certeza que o certo é ajudá lo e não marginalizá lo...
Data de ocorrência: 29 de maio 2019
Ver perfil de
29 de maio 2019

Tania, se o seu filho tem problemas comportamentais, fica a ideia, pela sua descricao, de que essa Auxiliar Isabel tambem os tem.
Sem duvida que o Sistema esta' a falhar, no seu conjunto nao esta' a conseguir dar resposta 'a situacao. Parece-me indigente a participacao da Psicologa no caso que merece uma atencao mais fina em que todos os componentes, Professora e Auxiliar, sejam englobados.

A descricao que faz aponta de facto para uma atitude discriminatoria da crianca (8 anos) que se traduz na revolta que ela sente e que deve exigir medidas imediatas. Nao deixe de equacionar a mudanca de escola ! embora seja de evitar sem antes tentar esclarecer o comportamento da Auxiliar Isabel.
Fez bem em se dirigir ao ME mas tambem e' conveniente, se ainda nao o fez, procurar ajuda psicologica para a crianca, tentando algum tipo de compensacao necessaria ao que julgo ser uma Hiperactividade do seu filho. Mas nenhum dos problemas que a crianca mostre deve ser (mal) "tratado" pelo sistema de ensino, apenas com castigos e, nunca, tirando o direito de contraditorio 'a crianca. Isso e' ERRADO e carece de intervencao imediata.

Espero que o ME tome medidas energicas por forma a esclarecer as atitudes aqui descritas pela Tania e que revelam uma Ma Formacao de caracter por parte da Auxiliar Isabel, complementada com a negligencia aprovadora da Professora.

Boa Sorte.

Boa tarde Sr. Arménio e obrigada pelo seu parecer. já fui contatada pelo diretora do agrupamento para nos reunirmos, pelo que penso que já terá conhecimento desta participação. Vamos ver amanhã.
Obrigada mais uma vez