Administração Pública
1 ANSR 87.8
3 DGRM 84.7
Ministério da Educação23.4
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Problemas Muitissimos graves na EB1 de Tibaldinho

R.S.C.
R.S.C. apresentou a reclamação
23 de março 2017

Sou mãe de uma aluna que frequenta a EB1 de Tibaldinho, Mangualde, e estou-me a deparar com situações fora do normal e muito graves nesta escolas. A minha filha gostava muito de i à escola e neste momento devido ao mau ambiente que se vive e devido à influência que a Sra. Educadora desta escola sobre os restantes docentes e alunos recusa-se. Daí boas funcionárias também serem corridas dali para fora e crianças dizerem que "O que se passa na Escola não se conta em casa!", frase que se anda a repetir já há 4 anos. Nota-se muita pressão psicológica sobre as crianças e isto efeitos psicológicos muito negativos, o que é deveras muito preocupante. Note-se que é estranho os srs,. professores terem perdido a autorização da minha educanda para o passeio do fim de ano e de não ter sido esclarecida nem avisada desta situação.
Neste momento , a verdade anda a ser toda deturpada pelos Srs. Professores quando chamados à atenção ainda se vitimizam. Tenho a acrescentar que o Professor da sala da minha filha também tem tido atitudes pouco próprias para com os alunos desde virar crianças de pernas para o ar, castigos em salas da solidão, entre cachaços e outros.
Assim sendo, peço uma intervenção rápida de um psicólogo e de um inspetor nesta escola, pois neste momento temo pelo bem estar da minha filha e das restantes crianças.

Data de ocorrência: 23 de março 2017
31 de março 2017
Exmos. (as) Senhores (as)

Acusando a receção da vossa comunicação com a referência n.º 8993517 informamos que procedemos a um contacto direto com o cidadão signatário, para que através desse atendimento personalizado lhe sejam prestadas as adequadas informações e/ou orientação para os serviços competentes.

Gratos pelo vosso serviço.

MJJ/RC

Com os melhores cumprimentos

Preciosa Pais
Chefe de Divisão

dddd

Após leitura desta reclamação não posso deixar de demonstrar a minha revolta e indignação com esta carta. Eu sou pai de uma aluna desta mesma escola e mesma turma, soube destas situações á cerca de duas semanas e qual o meu espanto ao saber e ler várias queixas da representante dos pais ao agrupamento escolar de Mangualde, sem que os pais tenham tido conhecimento da situação (falo por mim). No mínimo a representante dos pais marcavam uma reunião com os encarregados de educação para reportar estas situações, mas preferiu agir por conta própria. Após falar com a minha filha e com alguns alunos da mesma escola, todos me disseram que estas situações nunca ocorreram na sala de aulas, antes pelo contrário. A minha preocupação é a boa educação dos alunos, que aprendam e tenham um futuro risonho. Em relação a isso e pelo que vejo pela minha filha o professor tem feito um excelente trabalho. Sinceramente o que se passa aqui são birras de crianças mas em adultos, que neste caso são 3 ou 4 encarregadas de educação, que não devem ter mais nada para fazer. Nesta reclamação concordo com o pedido sobre a rápida intervenção de um psicologo, mas para alguns pais e não para os alunos. Não consigo compreender o ódio que tem por um professor que tem feito um excelente trabalho no desenvolvimento das crianças e que espero que continue por muitos anos.

venho pela presente apresentar novamente a minha solidariedade com os professores desta escola pois o meu filho frequentou o ano anterior com este professor e sempre foi uma pessoa espetacular, brinca com os alunos quando tem de brincar e quando é para trabalhar é para trabalhar.
Não entendo estes problemas com os professores, nem se entende o porquê que segundo consta tambem pelo comentário anterior a representante dos pais daquela turma não agendar reuniões e convocar os pais para esclarecer os problemas que surgem, e o que fazer, enquanto por outro lado reage por conta própria sem consultar a maioria dos pais e se resolver o problema.
Para mim pediria a substituição imediata desta representante de pais, pois não é assim que se resolvem ao que parece problemas do foro pessoal, não posso chamar de outra coisa aos problemas causados.
Tenho muita consideração pelos professores nesta escola como pelos serviços prestados atè hoje pelo agrupamento e esperando que estas reclamações não tenham consequencias para os professores em causa como para um possivel fecho da escola isto sim já iria me afetar a mim como os restantes pais que querem o melhor para os seus filhos.
Não me alongo mais esperando que isto seja resolvido da melhor maneira e que os professores possam voltar a estabilizar e que tudo volte ao normal para o bem das crianças e de todos os pais
Minha profunda solidariedade para todos os professores

Em nome dos Encarregados de educação, que foram convocados a comparecer no agrupamento escolar de Mangualde, por existirem reclamações contra Docentes da EB1 de Tibaldinho, vimos por este meio demonstrar a nossa indignação perante os infelizes acontecimentos que tem ocorrido nesta escola.
É com enorme surpresa e espanto que fomos confrontados com esta situação.
Desde o início do ano letivo que tem ocorrido troca de emails, entre a representante dos pais e o Presidente do agrupamento escolar a fazer reclamações contra um Docente desta escola, sem o nosso conhecimento.
Se existem anomalias dentro do meio escolar, a nossa representante tem por obrigação informar todos os encarregados de educação.
Em relação as queixas apresentadas, os nossos Educandos não confirmam nenhuma destas afirmações, bem pelo contrário e os nossos filhos não são menos verdadeiros que os filhos das pessoas que fizeram estas reclamações.
Em relação aos ensinamentos revelados pelos nossos educandos, estamos bastante satisfeito com o seu desempenho, por isso temos que dar os nossos votos de gratidão a todos os Docentes desta escola, pelo excelente trabalho realizado com os nossos filhos.
Vimos por este meio mostrar o nosso apoio total a todos os Docentes desta escola em particular ao Docente José António.

Melhores cumprimentos dos seguintes Encarregados de Educação:

Berta Ramos
Ana Monteiro
Paula Almeida
Luís Amaral

Sugeriram que eu viesse ler...e por curiosidade o fiz!
Agora que já o li...
Simplesmente... está lido!!