Ministério da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Professor que mal trata alunos

Sónia
Sónia apresentou a reclamação
29 de fevereiro 2020
No passado dia 28 de Fevereiro de 2020, o meu filho que frequenta o 5° ano do ensino básico na Escola básica Francisco Simões em Almada, Setúbal, estava na sala de aula no último tempo da manhã a ter Educação Visual, ele já tinha acabado de fazer os trabalhos e o professor disse que quem já tivesse acabado que podia conversar com o colega do lado e como ele já tinha acabado falou com o seu colega, depois duas colegas do lado dele disseram que ele chamou nomes ao professor sendo que isso era mentira, e o professor ao ouvir isto automaticamente mandou-o para a rua com falta disciplinar. Quando ele chega a casa e conta-me o sucedido eu, fui direta á escola para falar com o professor, é que esta não é a primeira vez que isto acontece já na aula anterior ele apanhou uma caneta que o colega deixou cair e levou falta disciplinar, entre outras situações, que já vêm do primeiro semestre desde essa altura que eu tenho vindo a reportar estas situações á direção e ao diretor de turma, e das vezes que fui á direção o que a diretora Augusta Delgado me soube dizer foi que o professor é assim, até agora nada se alterou porque como podem ver estamos no segundo semestre e esta situação voltou a repetir-se, então como eu estava a dizer dirigi-me á escola para fazer queixa no livro de reclamações, entretanto estava eu na secretaria da escola a escrever no livro de reclamações e vejo o professor de educação visual na reprografia que fica em frente á secretaria então fui ter com ele para que ele me explicasse qual o motivo da falta, enquanto estava eu a falar com ele, ele ria se então eu exaltei me e peguei lhe no casaco e o mesmo emporrou me e eu em resposta empurrei lhe de volta. Eu estava tão exaltada que acabei por dar as costas e ir me em bora. Entretanto peço ao meu filho mais velho que também frequenta a escola que vá falar com a diretora, quando ele lá chega passado algum tempo ele encontra se com o professor e o professor com um tom ameaçador diz lhe a expressão seguinte:"Vemo-nos em tribunal" fazendo com que ele ( o meu filho) se sentisse privado da sua liberdade de autodeterminação. Depois disto ele o professor vai se embora e o meu filho continua na escola a aguardar para falar com a diretora, coisa que não chega a acontecer porque mais tarde ele é lhe dito que a diretora está numa videoconferência que demoraria o dia a tarde inteira, passado mais alguns minutos ele é chamado para falar com a vice diretora e ao falar com ela explica lhe o sucedido, quando acaba de falar com ela, ela diz lhe que se ele quisesse falar com a diretora teria de ser segunda-feira posto isto ele vai se embora. E eu juntamente com os meus filhos fomos á esquadra do Laranjeiro apresentar queixa contra este professor uma vez que a escola Francisco Simões não faz nada.
Data de ocorrência: 29 de fevereiro 2020
29 de fevereiro 2020