Ministério da Educação
1 ANSR 88.7
3 DGRM 84.4
Ministério da Educação23.6
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Professora que não leccionava a disciplina há cerca de 27 anos

anónimo
anónimo apresentou a reclamação
11 de junho 2019

Na qualidade de encarregada de educação de um aluno do 11º ano de CT, venho denunciar a constrangimento que se passou durante o ano lectivo na disciplina de geometria descritiva, apesar de nos dois momentos de avaliação o ter relatado á diretor de turma, apenas agora o faço por escrito para que o meu educando não fosse penalizado.
A professora que leccionou a disciplina durante o ano lectivo, não o fazia há 27 anos…como tal incumbia a tarefa de dar as aulas regularmente aos alunos, uns porque frequentavam um explicador, outros porque estudavam (liam o manual) a matéria antecipadamente em casa, e claro que também havia os que se recusavam a faze-lo dizendo á professora que “estavam ali como alunos pois a professora era ela!” Ao que a professora respondia que “eram seres pensantes e tinham de o fazer”…um verdadeiro caos.
No final do 1º período os pais da grande parte dos alunos da disciplina, queixaram-se á diretora de turma, da falta de empenho da professora quer no que dizia respeito a ensinar quer no simples tirar dúvidas, que se resolvia com um “pensa…pensa…” e nunca com a explicação face á dificuldade do aluno, muitas vezes os colegas é que tinham de fazer esse “trabalho”.
A anarquia era tal que durante as aulas os alunos usavam livremente o telemóvel, porque supostamente podiam consultar a resolução dos exercícios…mas na verdade o que faziam era usarem as redes sociais e ouvir musica… Inadmissível!!!
Aquando do final do 2º período voltei a reclamar, mas como o meu educando ate tinha tirado 9, parecia uma reclamação de quem não tinha capacidades ou não se esforçava para tirar boa nota / pelo menos positiva.
Apesar de frequentar o ensino publico e como tal não ter que “pagar” para aprender, esta não é a realidade na Escola Secundaria de Albergaria-a-Velha, porque não tive outra solução senão recorrer a um explicador, e curiosamente no fim de 3 sessões o meu educando tinha notas acima de 18… é fácil tirar conclusões óbvias, mas que não são nada favoráveis para a escola.
Pior que tudo isto, é que estes alunos vão fazer exame e pergunto-me com que preparação???
Todo este enredo foi decorrendo ao longo do ano, sem que houvesse quem se interessasse por esta situação, pois para uns era favorável, outros tinham receio de serem penalizados, outros estavam limitados nos seus poderes e acima de tudo trata-se de um “colega de trabalho” que não esta a executar as suas tarefas convenientemente.
Sei que nesta fase é completamente indiferente o que já se passou, ou os resultados que irão surgir face aos acontecimentos do ano lectivo, no entanto quero deixar registada a minha indignação com a qualidade de ensino que foi disponibilizada a estes alunos e vou acreditar que vai servir para a direcção rever esta situação nos próximos anos lectivos, e evitar prejudicar quer os alunos quer os encarregados de educação futuramente, uma professora com um desfasamento de 27 anos não está capaz para assumir uma disciplina, muito menos que obriga a exame final.
Parece-me que muito se fala dos comportamentos dos alunos, mas pouco se fala dos comportamentos dos professores… estranho ou conveniente?!!

Data de ocorrência: 11 de junho 2019