Ministério da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Reclamação dos livros reutilizáveis

Celia Maria Carneiro Justo
Celia Justo apresentou a reclamação
2 de outubro 2019
Venho por este meio informar, que no passado dia 28 de Agosto procedi ao levantamento dos livros reutilizados atribuídos aos meus filhos. De imediato verifiquei o mau estado dos mesmos e reclamei, questionando se teria que proceder ao levantamento dos manuais em tão mau estado de conservação. Fui informada pela funcionária que teria que proceder ao levantamento e que posteriormente deveria reportar a situação à DT.

Aquando da receção aos Pais pela Dt procedi da forma indicada, sendo informada pelas respetivas professoras que tal assunto deveria ser resolvido por mim na secretaria através de uma reclamação.
No passado dia 13 de Setembro procedi à reclamação dos manuais atribuídos aos meus filhos, os alunos, tendo ficado com cópia da respetiva reclamação.

Hoje dia 23 de Setembro, liguei para a secretaria para saber qual a resposta da escola e a forma de proceder perante esta questão, ao que me responderam que tenho que esperar, que não sabem qual o procedimento e não há prazo para resposta!!!!!

De seguida liguei para a DGEST, tendo sido informada que o prazo de resposta é de 10 dias !!!, mais fui informada que a Dgest já indicou à Frei João como proceder.

Na data de entrega dos manuais dos meus filhos em estado de conservação perfeitamente aceitável acho vergonhoso me terem sido atribuídos livros neste estado e nem compreendo como foram considerados reutilizáveis.
Mais informo que não acho minimamente justo quem cumpre, ter manuais neste estado correndo o risco de perder o benefício no próximo ano.
Não me responsabilizo por manuais que me foram entregues em estado lastimável e nem posso correr o risco de ser responsabilizada juntamente com os meus filhos do mau estado dos mesmos.

Assim agradeço uma resposta à minha reclamação e uma solução para esta questão, cuja reclamação reforcei por email em 23 de Setembro.

Até esta data os livros do meu filho mais novo não foram sequer reavaliados e o do mais velho qdo foi revisto teve como resposta "não temos melhor"!!!!!

Gostaria de saber se livros rasgados, escritos a caneta e marcador são reutilizáveis…e se são afinal quais são os critérios…assim é fácil receber prémios por ter uma elevada taxa de manuais reutilizáveis.
Data de ocorrência: 2 de outubro 2019