Ministério da Educação
1 ANSR 88.8
3 DGRM 84.4
Ministério da Educação23.6
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Tomada de medidas em relação à animadora sócio-cultural

Ricardo fernandes
Ricardo fernandes apresentou a reclamação
22 de novembro 2019
Desde o inicio do ano lectivo 2019/20 que a animadora (*) da escola da Formigosa em Oliveira Do Douro, Vila Nova de Gaia, tem sido bastante desumana e anti-pedagógica no trato com o meu filho Tomás Fernandes. A educadora e por sua vez diretora da escola está a par de todos os acontecimentos. Passo a descrever algumas das situações.
No 1º dia que o meu filho almoçou na escola a senhora (*) colocou o meu filho sentado numa cadeira virado para a parede, com o argumento de que o menino gritou (o meu filho tem 3 anos de idade por conseguinte essa atitude demonstra falta de pedagogia), por várias vezes quer o meu filho quer as restantes crianças demonstram receio perante a animadora, devido à forma agressiva de como lhes fala, além das atitudes que tem quando está constantemente a gritar e a bater com a mão na mesa dizendo para as crianças se calarem. o meu filho é consecutivamente excluído do grupo durante as refeições dizendo ela que o meu filho é desordeiro (relembro que se trata de uma criança de 3 anos de idade). Dito isto questiono-me que pedagogia é esta?! Segundo os meus conhecimentos a escola é um local de inclusão na qual não deve de existir exclusão devendo sim ser tratados com afeto e com aceitação por serem seres únicos e diferentes. com este método agressivo só provocam traumas e frustrações nas crianças.
Quarta- feira dia 20 de novembro de 2019 a senhora (*) deixou o meu filho sem almoçar até às 14h alegando ter confundido o horário que eu o iria buscar. Situação esta inadmissível, visto que nenhuma criança deve estar até às duas horas da tarde sem comer, devido a um suposto mal entendido. Questiono-me se não tivesse ido buscar o meu filho às duas horas da tarde se lhe teria dado o almoço ou alguma coisa para comer?! Sinto-me revoltada e desiludida pela atitude e postura desta animadora, já que nos referimos a seres em construção que necessitam de modos de aprendizagem tolerantes e flexíveis. Assim sendo faço esta reclamação por escrito de forma a que esta senhora sem qualquer formação no que trata a crianças seja penalizada.
Aguardo atenciosamente uma resposta a estas graves situações.
Demando uma mudança de pedagogia.
Data de ocorrência: 22 de novembro 2019