Administração Pública

Ministério da Educação e da Ciência - Vergonhoso neste pais

Paulo Almeida
Paulo Almeida apresentou a reclamação
17 de julho 2017

Moro a 50 metros de uma escola ( Luida Todi ) e a 70 de outra ( escola do monte belo ) em Setúbal, que pertence ao agrupamento de escolas Luisa Todi. Este ano, matriculei a minha filha de 6 anos a fazer os 7 em Janeiro, que tem obrigatoriamente de entrar para o 1 ano, efetuei a matricula com todos os requisitos pedidos, ( atestado de residência, matricula do irmão ) que estuda na mesma escola.ontem recebi um telefonema que a minha filha só tinha vaga na escola dos Pinheirinhos que já fica a uma distancia considerável, Cerca de 9 kms
Como devem calcular em dois minutos literalmente estava na escola, o que me foi dito ainda me chocou mais, a minha filha não tem vaga na escola porque não frequentou lá a pré escolar,
Eu não vou aceitar esta decisão, primeiro porque moro aqui ao lado e é a escola que me pertence pela área de residência, em segundo porque não tenho como a ir buscar porque trabalho num hipermercado e a minha esposa numa clinica, os nossos horários não primitem, por isso a proximidade e a minha mãe poder ficar em minha casa para poder levar e ir buscar a neta,e por fim o facto do irmão frequentar a mesma escola e pelo outro meu filho mais velho que já esta na faculdade ter ali estudado também.
Estamos num pais em que infelizmente, para que possam ter vagas nas escolas muitos pais fazem dos avós, amigos etc... encarregados de educação com uma área de residência diferente para que as crianças possam ser colocadas, e eu sou penalizado por isso? Tentei falar com o diretor que não me pode receber.
De seguida fiz a reclamação na própria escola.
Em casa enviei nova reclamação para a DGEeste, á qual obtive apenas uma resposta que tinha sido enviada para analise.
Como não obtive mais resposta nenhuma, liguei hoje para a DGEste, onde me passaram para 6 pessoas diferentes até conseguir falar com a pessoa que trata das matriculas, que me disse que a escola está a cumprir a lei, ou seja, está a cumprir o critério de prioridade para quem frequentou a pré escolar, e eu pergunto, como é que o ministério da educação segue um critério que não é obrigatório ( pré escolar ) e deixa de fora crianças que moram ao lado da escola e que o irmão frequenta a mesma? é normal isto? caso isto se mantenha, a minha filha não vai estudar o primeiro ano, pois não tenho condições de a ir levar e buscar, na DGEste a resposta foi, isso é um problema do pai, eu entendo que é um problema do ministério arranjar condições na minha área de residência para a minha filha poder estudar, quando questionei da segunda escola( monte belo) foi-me respondido, ai também não que não pertence a sua residência, isto só pode ser para rir.

Desde já agradeço a vossa atenção e aguardo a vossa ajuda.

Paulo Almeida

Data de ocorrência: 17 de julho 2017
7 de agosto 2017
Exmo. (a). Senhor(a)

Acusando a receção da vossa comunicação com a referência n.º 11259817 informamos que procedemos a um contacto direto com o cidadão signatário, para que através desse atendimento personalizado lhe sejam prestadas as adequadas informações e/ou orientação para os serviços competentes.

Gratos pelo vosso serviço.

AF/RC

Com os melhores cumprimentos