Ministério da Educação
Ministério da Educação23.4
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação - Falta de controlo na saída do recinto escolar

luis ramalho
luis ramalho apresentou a reclamação
29 de novembro 2021
Na qualidade de pai de aluno, venho desta forma, demonstrar o meu total desagrado no que diz respeito ao descontrolo nas saídas dos menores do recinto escolar na Escola básica 2,3 Carlos Ribeiro em Pinhal de Frades. É frequente que estes mesmo sem o consentimento dos pais/encarregados de educação saiam do recinto escolar, e friso no meu caso especifico sem autorização para sair, fazem-no de forma fácil e repetitiva, o que mostra o desinteresse por parte do corpo não docente e consequentemente direção escolar, quer em perceber o problema, quer em construir mecanismos práticos que minimizem a ocorrência destas saídas.
O meu educando tem dez anos e frequenta desde o dia 17 de Setembro este em estabelecimento de ensino. Na sexta-feira, 26 de novembro de 2021 pelas 17h45, em frente a zona de saída da escola fui informado por um outro encarregado de educação de que vários alunos saem da escola, e entre eles a minha filha. Esse facto foi rapidamente confirmado pela funcionaria que estava na portaria da escola, que confrontada com o sucedido referiu (cito): "Eles já são grandes e sabem que não podem sair". Não tenho palavras para descrever o sentido de responsabilidade da funcionaria, que pelos visto não entende o contexto inerente da sua importante tarefa no controlo de saídas da escola. Sugere-se que a saída dos alunos não seja feita pelo portão de entrada e saída de viaturas mas sim pelo portão de acesso pedonal, uma vez que este permite um afunilamento que facilita que o funcionário detete saídas descontroladas, principalmente na saída dos alunos do horário da manha.
Data de ocorrência: 26 de novembro 2021