Ministério da Educação
1 ANSR 88.8
3 DGRM 84.7
Ministério da Educação23.6
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação - Matricula em nova escola devido a alteração de residência

FERNANDA ISABEL SOUSA GARCIA
FERNANDA GARCIA apresentou a reclamação
12 de setembro 2021
No passado mês de Maio, a nossa família alterou a área de residência, após 16 anos, deixámos Lisboa e partimos para a margem Sul, para a Sobreda ( Almada) foi necessário reduzir custos familiares.
Como tantas outras familias vimos rendimentos reduzidos e como tal, tomámos decisões .
Toda esta situação de procura de escola para o meu filho mais novo de 11 anos, não estava prevista nos nossos planos, ingenuamente , pensei que seria mais fácil e que não teria que sujeitar novamente o meu filho a levantar-se ás 6h15 da manhã para ir para a escola. Concluiu o 5º ano no Areeiro, já a residirmos na Sobreda.
Segui os trâmites normais pelo Portal das Matriculas e solicitei escola na área de residência. Foi negado em todos, alegando falta de vagas.
Após verificar que não foi colocado em nenhumas das escolas que coloquei de referencia , dia 4 Agosto enviei a exposição da nossa situação á Dgeste , a entidade referenciada como aquela que me poderia ajudar nesta situação. Aqui expliquei e solicitei ajuda para a matricula do meu filho de 11 anos para uma escola na nossa nova área de residência .
Apesar de colocar o meu contato de telemóvel , nunca me ligaram.
Obtive um 1º e-mail a 7 Setembro, com uma opção no Laranjeiro, verifiquei que as ligações não eram fáceis, e gentilmente solicitei nova opção na minha área de residência .
Dia 10 Setembro lá recebi e-mail, não com opção, mas a informar que estava matriculado no Monte da Caparica . Ao verificar a localização, fiquei estupefacta , mesmo com as informações que enviei , foi colocado ainda mais longe.
Desempregada, não tenho transporte próprio pela manhã e o pai do meu filho trabalha em Oeiras, é Oficial de Pastelaria , com horários a partir das 2h30 da manhã.
Desde o inicio deste processo que enviei comprovativos de residência : Vale Figueira , Sobreda .
Juntei na documentação um comprovativo que me foi passado pela Junta de Freguesia Sobreda / Charneca da Caparica.
Sei e percebo que as escolas da nossa área de residência não apresentam vagas para o 6º ano, mas também sei que com boa vontade de todas as entidades envolvidas nada será impossível para o bem estar de uma criança de 11 anos.
Irei iniciar pedido de transferência , dia 10 Setembro envie de imediato novo e-mail á Dgeste a informar que não aceitamos esta opção, que geograficamente até seria muito mais perto escolas no concelho do Seixal, onde temos escolas a 10 minutos de autocarro.
Sinceramente não somos mais que ninguém, apenas queremos uma escola na nossa área de residência, onde ele se possa deslocar sozinho caso seja necessário, pois poderei a qualquer momento ir trabalhar para Lisboa.
São situações como estas que nos esgotam, são telefonemas a ouvir nãos, são e-mails que não são lidos ou ignorada a informação. Todos temos os nossos problemas, mas todos somos cidadãos de um pais em que haverá sempre uma 1ª vez para alguém se registar no Portal da queixa. Sou otimista por natureza, e não vou cruzar os braços perante uma decisão tão importante para o bem estar do meu filho .
Cumprimentos
Fernanda Garcia