Ministério da Educação

Ministério da Educação - Portal das matrículas com problemas

Marcia Amorim apresentou a reclamação
14 de setembro 2021
Exmo.(s) Sr.(s),
Encontro-me há dias a tentar fazer o pedido de transferência de escola da minha filha no Portal das matriculas mas sem sucesso pois é apresentada a mensagem "Ocorreu um erro inesperado. Por favor, tente novamente mais tarde.".
Já contactei o agrupamento onde me indicaram que também não têm acesso à plataforma para poder processar as transferências e com este atraso prevejo que a minha filha não vá conseguir estar presente no primeiro dia de aulas.
Sendo que a minha filha vai para o 1º ano do ensino básico, altura de grande stress e alteração na vida de uma criança, seria de esperar que o processo fosse o mais célere possível e que a plataforma estivesse preparada e testada atempadamente para dar resposta de acordo com o seu propósito.
Data de ocorrência: 13 de setembro 2021
29 de setembro 2021
Abaixo resposta recebida via email uma semana após a reclamação:

Exma senhora Márcia Amorim,
Acusamos a receção da reclamação de V. Exa. na rede social do “portal da queixa”, a qual mereceu a nossa atenção.

Face à situação que apresenta, sugere-se que reporte a situação para “Matrículas Eletrónicas (DGEEC) matriculaseletronicas@dgeec.mec.pt”, contacto disponibilizado no Manual do Portal das Matriculas (portaldasmatriculas.edu.gov.pt).

Simultaneamente, deverá contactar com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), entidade com competências nos procedimentos de matriculas e as normas a adotar, de acordo com o definido no artigo 3.º, do Despacho Normativo n.º 5/2020, de 21 de abril, na sua redação atual, através do Despacho Normativo n.º 10-B/2021, de 14 de abril.

DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO
(...)

Esta resposta em nada ajudou a resolver a situação que motivou a reclamação.
Dado o espaço temporal, a transferência da minha filha foi resolvida, sem o apoio da plataforma em questão.
Entristece-me que a pessoa que me enviou este email tenha tido a disponibilidade de o fazer, indicando-me para entrar em contacto com outros serviços do Ministério, responsabilizando-me, quando a mesma pessoa podia ter reencaminho a situação.
Marcia Amorim avaliou a marca
29 de setembro 2021

A ajuda para resolver a situação veio dos/as colaboradores/as das escolas envolvidas, extremamente simpáticos e profissionais.