Ministério da Educação

Ministério da Educação - Refeições escola EB 2,3 Corroios

Hugo Canario
Hugo Canario apresentou a reclamação
25 de setembro 2020
Venho reclamar sobre as quantidades de comida fornecidas aos alunos sobre a compra de uma senha de refeição que tem um custo de 1.46€ e que nesta pandemia devido ao take away foi possível constatar que 40gr de massa e 120gr de carne(antes de confecionar)e 140gr de sopa, penso que para crianças do 2ºCiclo como prato principal è chegarem às 15h e estão cheios de fome. Fui questionar a escola, ao qual me foi informado e mostrado pela funcionária Sra. (*) e pela Funcionária (**) que são as capitações (quantidades) assinadas pelo Ministério da Educação com a empresa Uniself. Estas empresas de refeições que concorrem, para além de um monopólio de norte a sul do país deixa os nossos filhos quase sem comer para ganharem milhões de €. Penso que uma gestão própria de cada escola ou de agrupamento como a Escola Secundária João de Barros têm e é um exemplo a seguir, onde as ementas são variadas e as quantidades são suficientes para as crianças e ninguém passa fome. Ou seja Como é que pelo mesmo valor de refeição 1.46€ tenho 2 filhos e um que come bem e o outro em outra escola do mesmo agrupamento que come mal, sendo que o que come "mal" (por ter pouco comer) não tem uma gestão própria e sim tem a uniself. Ou seja isto é um negócio em que o ministério aceita e diz que sim, mas na realidade não vê nem verifica. Sendo que muitas das crianças que lá estão é a única refeição que têm num dia.
Ex de quantidades:
2º ciclo 40gr de massas, arroz
2ºciclo 120gr de carne - antes de confecionado* 3ºciclo são mais 10gr
2º ciclo 130gr de peixe - antes de confecionar*
2º ciclo 160gr Perna frango - antes de confecionar*
2º ciclo 135gr de pescada - antes de confecionar*
2º ciclo 140gr de sopa
* toda a comida crua tem um peso mas depois de confecionada mirra e perde a água. Ou seja se confecionarmos 120gr de carne na realidade vamos ficar com 85gr de carne depois da sua confeção!
Como mãe e enc. de educação penso que é ridículo e o ministério da educação não está a zelar pelos interesses das crianças/ jovens a nível da alimentícia educacional.
Descontamos bastante para este sistema e para pagar os erros e roubos cometidos por governantes e ainda pagamos as refeições nas escolas logo exigimos e temos o direito de que os nossos filhos comam bem e como deve ser não pedimos bifes de 500gr mas que as quantidades das refeições têm de ser ajustadas em consciência, em todo o território Nacional e de preferência com gestão própria pois sai mais barato pagar a 3 ou 4 funcionárias e ter alunos a comer como deve de ser e ter um custo mais baixo e com menos reclamações, em vez de dar dinheiro a empresas privadas e andarem a comer mal e terem um gasto muito maior. Eu pago refeições e se pago a refeição quero que os meus filhos e todas as crianças comam bem e que não fiquem com fome.
Data de ocorrência: 25 de setembro 2020