Ministério da Educação
Ministério da Educação
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
22,6%
Tempo Médio de Resposta
8,4%
Taxa de Solução
23,1%
Média das Avaliações
40,3%
Taxa de Retenção de Clientes
54,9%
Ranking na categoria
Administração Pública
1 ANSR 88.2
3 DGRM 84.5
...
Ministério da Educação23.4
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação - Suspensão de aulas (devido ao frio)

Sem resolução
2/10
Carlos Dionisio
Carlos Dionisio apresentou a reclamação
11 de janeiro 2021
Escolas EB 3 e outras (Escola Garcia de Orta, Porto)
1 - Como é sabido, atravessamos uma vaga de frio severo.
2 - Por outro lado, a situação sanitária (e o normativo emanado pela DGS) impõe - e bem, julgo - a abertura de portas e janelas abertas, para garantir a ventilação (pandemia SARS Cov-2).
3 - Os alunos gelam nas salas e o aproveitamento escolar, nestas condições ambientais, é quase nulo. Ao mesmo tempo, os alunos (e docentes e auxiliares) "arranjam" assim doenças várias (frieiras graves, constipações, pneumonias, etc). Os Pais levam os filhos ao médico que "manda" fechar as portas e janelas! E, se a "indicação" médica for seguida, aumenta a probabilidade de contágio pandémico... e contrariam-se as (outras) normas!
Face ao que precede, e sem embargo da (até agora!) decisão governamental de não fechar as escolas, acerca da qual não opino aqui, parece evidente a necessidade de um mínimo de senso para olhar para esta situação de forma holística: mesmo que não se feche a escola (aulas presenciais) pela pandemia, a combinação “pandemia + frio" deveria impossibilitar que a escola ministre aulas nestas condições. Normas e estudos relativas a conforto térmico vs. aprendizagem demonstram a necessidade de temperaturas nunca inferiores a 16º C (algumas fontes até referem os 18º) para que haja um mínimo de aproveitamento. Esta situação deveria já ter sido avaliada e obrigado a decisões por parte do Min. Educação ou (na lamentável ausência de uma posição "central" deste organismo) pelos Agrupamentos de Escolas onde esta situação tem maior acuidade.
Data de ocorrência: 11 de janeiro 2021
Carlos Dionisio
Carlos Dionisio avaliou a marca
25 de setembro 2021

Não tive qualquer resposta (da parte do ME).

Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.