Serviço Nacional de Saúde

ACES Lisboa Norte - Gestão/ Tratamento de utentes em centro de saude

João Paulo Batista dos Santos
João Santos apresentou a reclamação
17 de maio 2018

Venho por este meio reportar o seguinte caso.
Hoje, tinha agendado para as 15 horas, um tratamento no centro de saúde Rodrigues Miguéis - ACES LISBOA NORTE - Centro de Saúde de Benfica para um tratamento de enfermagem. Ao chegar ao espaço sou confrontado com uma sala cheia de utentes a aguardar a sua vez de atendimento. A sala tinha cerca de 35 utentes, dos quais 3 crianças e cerca 20 idosos. Todos aguardavam a realização de uma reunião interna.
Nenhum funcionário do centro se encontrava disponível. Apenas estava presente o segurança do espaço (subcontratado de empresa de segurança externa) que, diligentemente e com toda a simpatia, atribuía uma senha de atendimento a cada um que entrava.
Estive à espera cerca de 25 minutos. Contudo, todos aqueles que aguardavam antes de mim, estavam há bem mais tempo. Era possível a todos os utentes/ doentes, meias paredes, ouvir o ruído de uma sala cheia que pessoas que, umas vezes, entre palmas e outras entre risos, gastava o tempo dos utentes que, pacientemente, aguardavam o fim da dita reunião.
Ora, parece-me uma situação de total desconsideração pelo utente de um serviço de saúde com consultas previamente marcadas. Eu apenas aguardava por um simples tratamento de enfermagem mas outros, entre tosses e lamurias, não me pareciam estar tão tranquilos.
Não seria desejável a marcação das ditas reuniões em horas que não prejudicassem aqueles, para os quais estes espaços existem?
Reclamam os gestores do Sistema Nacional de Saúde que os nossos hospitais não podem ser entupidos por aqueles que podem ser, rapidamente atendidos, num centro de saúde. Mas assim? O que fazer?
Acabei por abandonar o espaço. Na altura, a minha senha levava 20 utentes à minha frente...

Data de ocorrência: 17 de maio 2018