Serviço Nacional de Saúde
1 ANSR 88.8
3 DGRM 84.4
Serviço Nacional de Saúde13.6
Ministério da Saúde

Centro de Saúde de Negrelos - Contacto telefónico inactivo impede marcação de consultas

Rita Ferreira
Rita Ferreira apresentou a reclamação
29 de setembro 2017

Na passada terça-feira, dia 26 de Setembro de 2017, desloquei-me ao Centro de Saúde para marcar uma consulta com a minha médica de família.
Foi-me dito que apenas aceitavam marcação a partir da última sexta-feira de cada mês para preencher a agenda do mês seguinte.
Eu perguntei se poderia marcar por telefone, ao que me responderam que sim, mal atendessem quem já lá estava a aguardar pela sua vez atendiam o telefone para fazer a marcação de consultas de quem utilizasse este meio. O que me parece que faz sentido, porque se aquelas pessoas já estão à espera, devem ser atendidas primeiro.
Hoje, que é o primeiro dia para fazer a marcação, estou a tentar ligar para o centro de saúde (contacto telefónico 252870040) desde cedo. As horas das tentativas de contacto encontram-se abaixo:

- 9:01 h
- 11:44 h
- 11:47 h
- 11:54 h
- 12:00 h

De todas as tentativas de contacto, cinco vezes chamou sempre até cair a chamada, e nas outras a mensagem que ouvi foi " De momento, não é possível estabelecer a sua ligação. Por favor, volte a ligar mais tarde, obrigada."

Independentemente de quem esteja a promover esta situação, não me parece que num país da União Europeia em pleno ano 2017, este tipo de situações faça sentido acontecer.
Ter o telefone disponível numa unidade de saúde em funcionamento é algo que a mim me parece básico. Dos recursos humanos disponíveis neste período de tempo (que são duas senhoras na secretaria), não poderiam ter alguém alocado a esta função? Contudo, sei que é bem mais fácil, silencioso e menos incomodativo, estar sem telefone.

Data de ocorrência: 29 de setembro 2017
30 de setembro 2017

Devo acrescentar que no final do dia, quando saí do trabalho passei lá presencialmente e disseram-me que as vagas para a minha médica de família já tinham sido preenchidas!
Ou seja, quem quiser uma consulta no mês de Novembro tem que usar um dia de férias na última sexta-feira de Outubro (quem puder) e ir para a porta do centro de saúde muito de madrugada.