Serviço Nacional de Saúde
1 ANSR 88.8
3 DGRM 85.5
Serviço Nacional de Saúde13.7
Ministério da Saúde

Centro de Saúde Olaio Odivelas - Grávida sem Médico de Família e consultas de Saúde Materna.

Elisabete Hungria
Elisabete Hungria apresentou a reclamação
15 de junho 2018

Exmo. Srs,
Sou utente do Centro de Saúde Olaio, desde sempre, onde sempre tive Médico de Família, a Dra. Adozinda Nabais. Após a aposentação desta fiquei sem médico, nunca mais tendo sido atribuído nenhum até á data de hoje. 7 anos sem Médico de Família... inadmissível!!!!
Os Médicos de Reforço são imensos, e ainda assim não conseguem cumprir com as necessidades dos utentes, sempre uma enorme "dor de cabeça" cada vez que é necessario marcar uma consulta..., para não falar das muitas incompetências e muito pouco profissionalismo da parte de muitos deles.
Encontro.me grávida do meu segundo filho, e ao dirigir.me ao Centro de Saúde afim de marcar uma consulta de Saúde Materna, eis que me informam que "não há "!!???? Só para Julho ou Agosto!!???
Como é possivel/admissível um Centro de Saúde não fazer face a necessidades das utentes gravidas que têm consultas especiais??!! A Administração terá claramente conhecimento disto... acham normal??!!
Tudo isto implica:
- Ir a urgências normais (que presumo que sendo uma consulta normal a grávida não passará pela enfermeira primeiramente!? Se assim for a utente é que fica prejudicada?!!);
- Não ter, ainda que na situação que me encontro, Médico de Família, significa que em todo o período de gravidez irei andar a saltar de Médico em Médico. O que já por si não é benéfico e nem ético numa situação normal, muito menos com uma grávida.
Deve.se ser seguida sempre pelo mesmo profissional.
Como tal, e como sendo prioritária e tendo o direito a Médico de Família nem que por este período de tempo, venho solicitar que avaliem a situação e proponham uma solução justa.

Aguardo resposta.

Cmpts,