Serviço Nacional de Saúde
1 ANSR 88.7
3 DGRM 84.6
Serviço Nacional de Saúde13.6
Ministério da Saúde

Extensão de Saúde de Alhos vedros - Fiquei sem médico de Família (Tinha o mesmo há cerca de 33 anos)

Célia Maria Garcia Batista
Célia Batista apresentou a reclamação
12 de janeiro 2017

Venho deste modo manifestar o meu total desagrado por ao fim de sensivelmente 33 anos, ter ficado sem médico de família. Não que o meu médico ou outra pessoa em qualquer profissão não tenha direito à reforma, não é nada disso! O meu desagrado é no sentido de os seus utentes terem sido distribuídos por outros médicos, nomeadamente a minha família e eu por azar ter ficado no enorme grupo dos "sem médico". O que é estranho é que se vê e ouve constantemente os apelos nos media para as pessoas evitarem os Hospitais e dirigirem-se ao centro de saúde, que aliás foi o que fiz ontem (11.01.17) a fim de obter uma consulta médica, pois encontro-me doente desde domingo e conclui que a situação seria insustentável. O resultado foi que não fui consultada, faltei ao meu trabalho, gastei combustível e perdi tempo. Os critérios adoptados para a distribuição dos utentes a Senhora Administrativa não soube indicar-me, mas questiono-me eu: Ora se eu era utente desde sensivelmente 1983, foram distribuídos 1.900 utentes, será que não foram distribuídos utentes nascidos após? Outra questão que não se coloca é a morada, pois não alterei nem a regularidade de ir ao meu médico de família, que para além de situações pontuais, todos os anos fazia uma check up.
Continuo doente e sem solução à vista, visto não beneficiar de ADSE, nem de seguro de saúde.
A Senhora Administrativa disse-me que sabem das disponibilidades dos médicos no próximo dia 1 de Fevereiro do corrente e que a solução será ir para a porta do centro de saúde ou telefonar. É difícil atenderem-me pois só possuem um telefone e as pessoas à aguardar "vez" são mais do que seriam desejáveis. Mediante estes factos pergunto: A quem recorro, para ser observada? E quando outras situações surgirem? Sou uma cidadã cumpridora, pago os meus impostos, desconto para a Segurança Social, também entendo que devo ter os meus direitos, tal como outros cidadão, que também trabalham, descontam, etc. (Vou evadir-me de mencionar outras minorias que a tudo têm direito sem trabalharem e sem efectuarem quaisquer descontos). O que pretendo é uma resolução célere para o meu problema, o qual agradeço toda a vossa atenção.

Cumprimentos

Célia Baptista

Data de ocorrência: 12 de janeiro 2017
Célia Batista
24 de janeiro 2017
Apesar de ainda não ter sido contactada por nenhuma entidade, tentei por minha iniciativa marcar consulta. Criei login no site do Ministério da Saúde, que nem avança para uma data possível de consulta.
https://serviços.min-saude.pt (e-agenda).
Como me foi facultado um papel, no centro de saúde de Alhos Vedros, com os dias em que poderia marcar consulta que são nos dias: 2ªs, 3ªs, 4ªs e 5ªs feiras, para o número 21-202 94 74, também tentei, mas o pior é que ninguém atende.
Por isso pergunto às entidades responsáveis: como posso fazer para obter uma consulta e ter Médico de Família?
Esta situação rasa o ridículo, pela falta de alternativas.
Célia Batista
7 de abril 2017
Este assunto, resolvi pelos meus meios e desta vez não foi pelo Portal da Queixa.

Agradeço as diligências, mas este assunto está encerrado.

Cumprimentos

Célia Baptista