Serviço Nacional de Saúde
1 ANSR 88.8
3 DGRM 85.5
Serviço Nacional de Saúde13.7
Ministério da Saúde

Extensão de Saúde de Esgueira - Recusa em passar exames pelo SNS passados por um médico particular

Anabela Santos
Anabela Santos apresentou a reclamação
28 de abril 2016

Estou neste momento a trabalhar em Lisboa, mas o meu médico de familia é da extensão de saúde de Esgueira, pois é lá que eu tenho a minha morada fiscal, pois não sei quanto tempo estarei em Lisboa.

Tenho um problema no meu pé esquerdo e fui a um médico particular fisiatra em Lisboa que analisando o meu pé sugeriu a execução de radiografias para poder identificar o problema. Passou os exames.

O meu marido dirigiu-se à extensão de saúde (pois estou a trabalhar em Lisboa) com os exames passados pela fisiatra e o médico recusou-se a passa-los pelo sns pois se fui a um médico particular, que faça os exames também pelo particular.

Gostaria de saber porque razão eu desconto para a segurança social (e não é pouco), e quando necessito não posso usufruir da mesma?

Data de ocorrência: 28 de abril 2016

Percebo que tenha um problema de saúde chato e que esteja deslocada, mas o médico de família tem toda a razão! Primeiro, há um decreto-lei que proibe os médicos de família passar exames pedidos pelo médico particular. Depois, vai pedir exames ao seu médico de família sem sequer pessoalmente lhe mostrar o seu problema? É claro que ele se vai recusar! É que depois o requesitor que fica "marcado" é o médico de família e se houver problemas, porque há radiação nos exames que pediu para fazer, quem se lixa é ele.