Serviço Nacional de Saúde
1 ANSR 88.7
3 DGRM 84.6
Serviço Nacional de Saúde13.6
Ministério da Saúde

Hospital Amadora Sintra - Internamento com doente em isolamento por infeção bacteriana

Maria Fernandes
Maria Fernandes apresentou a reclamação
5 de julho 2018

Exmo Senhor Presidente de Administração do Hospital Amadora Sintra

No passado dia 04.07.2018, foi reenviada do SO para o 6º Piso ,Cama 29 (Serviço de Internamento) a minha mãe, que se apresenta com 89 anos de idade, alguma desorientação e ansiedade, para além do seu quadro clínico de saúde que me foi dado a conhecer pelo Exmo Sr Dr que a assistiu e que por isso me dispenso de descrever.
Constatei, após estar horas na visita à minha mãe, que fora colocada num quarto apelidado de "isolamento acompanhado". Questionei o motivo, até por estranhar o facto de todas as pessoas só se aproximarem da paciente internada ao lado da cama da minha mãe o fazerem de más caras , batas e com proteção, sendo-me explicado que essa senhora sofria de uma INFEÇÃO BACTERIANA HOSPITALAR , a qual, como é sabido é altissimamente passível de transmissão a terceiros , podendo provocar a morte, em particular a uma pessoa com as fragilidades da minha mãe.

Foi-me respondido pelo pessoal de enfermagem "que todos corriam riscos, pois também lá entravam" e não tinham outro local para colocar a minha mãe.

Esta situação é perfeitamente inadmissível . Foi testemunhada por mais duas pessoas.

As próprias visitas ficaram horas no interior do quarto sem que lhe fosse sequer recomendado que "pelo menos adotassem cuidados mínimos, posto se estar face tal absurda situação de juntar num mesmo pequeno espaço uma pessoa infetada com outra tratável, embora idosa, mas com direito à saúde, como qualquer outro cidadão e que nem foi informada de que havia sido levada para ali.

Data de ocorrência: 5 de julho 2018