Serviço Nacional de Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Atendimento médico

Rafaela Dantas
Rafaela Dantas apresentou a reclamação
8 de julho 2020
Solicitei a marcação de uma consulta pelo telemóvel ao SNS, no dia 30/06/20, e foi marcada uma consulta PRESENCIAL, no centro de saúde do Lumiar, no horário de 12 as 13hs, do dia 08/07/2020. Ao chegar ao local, o segurança me orientou que eu fosse ao quinto andar e falasse com a enfermagem. A enfermagem consultou o sistema e informou que a minha consulta seria com a Dra. (*) e que o local de atendimento seria no 4º andar. Desci até lá e pedi informação a uma médica que estava sozinha no consultória onde eu poderia obter informações sobre uma consulta com a Dra. Virginia, pois eu estava com agendamento. Para a minha surpresa, ela era a Dra. (*) e disse, de forma grosseira, que não tinha consulta marcada, pois as consultas estavam sendo feitas por ligação telefonica, eu tentei explicar a ela a minha situação e ela mais uma vez falou de forma mais grosseira que não iria me atender. Fiquei tão perplexa com a forma com que ela falou comigo que me calei e fiquei parada. Ela, então, perguntou se eu estava surda. Eu disse que eu tinha ouvido, porém não estava entendendo, uma vez que eu havia ligado e a enfermeira me havia mandado ir até lá. Ela mais uma vez de forma alta e muito grosseira disse: Então vá procurar a enfermeira com quem você falou. Eu então perguntei: Porque está me tratando assim? O que eu havia feito de errado? Ela ficou calada e eu então disse que ela deveria atender os pacientes com mais educação. Quando virei, vi uma senhora que estava fazendo a limpeza no local e notei que a mesma estava perplexa e tinha ouvido toda a conversa, eu então lhe perguntei com quem eu poderia falar sobre o que tinha acabado de acontecer. Ela respondeu que eu poderia falar com o segurança. Cheguei ao térreo já soluçando de tanto chorar. Ele (o segurança) tentou me acalmar, pediu que eu sentasse na recepção e aguardasse o atendimento. Tentei relatar o ocorrido e ele me disse que a médica tinha ligado dizendo tudo ao contrário, ou seja, que EU a havia tratado mal. Então, eu disse a ele que eu tinha uma testemunha e falei sobre a senhora da limpeza. Ele me pediu para esquecer essa história e me acalmar, já que as lágrimas não paravam de cair. Em seguida, o atendente falou comigo e disse que ele iria me colocar em contacto com uma médica por telefone e assim fez. Quando meu telemóvel começou a tocar, perguntei-lhe o nome da médica e ele falou... que seria a mesma, a Dra. Virginia. Eu então o questionei: como eu seria atendida por uma médica que foi altamente grosseira e mal educada comigo, que me deixou chorando daquele jeito? E a sua resposta foi: Você quer ou não resolver o seu problema? Eu respondi que queria, mas não com aquela médica. Por fim, eu perguntei onde eu poderia registrar uma reclamação, pedi o livro, mas ele (o atendente) disse que por conta do covid, as reclamaçóes estavam sendo apenas on-line. Espero, sinceramente, que algo seja feito. Pois busquei na internet e vi que esta situação já se tornou comum nos centros de saúde. Espero poder utilizar o sistema de forma respeitosa, e não com maus tratos, grosserias e mentiras. Atenciosamente: Rafaela Dantas Gomes Telemóvel: 913540359
Data de ocorrência: 8 de julho 2020
Rafaela Dantas
16 de dezembro 2020
Nunca obtive nenhuma resposta sobre a queixa. Parece que este canal não funciona como deveria.

Alice Cabugueira A DIFICULDADE DE ACESSO AO SNS É GRITANTE .ISTO TEM QUE MUDAR.É UM FORTE MOTIVO QUE CONTRIBUI PARA A SUA DESTRUIÇÃO ENQUANTO SE MARCA COM TODA A FACILIDADE UMA CONSULTA OU EXAMES COMPLEMENTARES NOS HOSPITAIS PRIVADOS E OUTRAS ACTIVIDADAS PRIVADADAS Eu estou há mais de um mês para marcar uma consulta de rotina no meu Centro de Saúde e ainda não consegui Só obstáculos .Apetece-me gritar pelo mal que se faz ao SNS