Serviço Nacional de Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Atendimento SNS

Diego Martins
Diego Martins apresentou a reclamação
26 de março 2020
No dia 25-03-2020, contactei a Linha SNS 24, pois apresentava sintomas relacionados com o Covid-19. Fui informado pela Linha SNS 24, que iriam enviar uma notificação ao Centro de Saúde de Vila Franca de Xira, USF Terras de Cira, e que eu deveria entrar em contacto com o Centro de Saúde para confirmar a hora da consulta, que iria acontecer no dia 26-03-2020.
Após ligar para o Centro de Saúde, solicitaram-me que fosse a uma página do Facebook, para obter um número de telefone, ao qual deveria entrar em contacto com um médico para ser feito uma triagem, triagem esta, que já havia sido feita pela Linha SNS 24.
Entrei em contacto com uma médica que no final da chamada, informou-me que iria encaminhar a situação para abrirem uma ficha, e que seria contactado.
No dia 26-03-2020, voltei a entrar em contacto com o Centro de Saúde de Vila Franca de Xira, por volta das 10h00, uma vez que ainda não havia sido contactado (só ao final da 3 chamada é que atenderam). Solicitaram novamente, que entrasse em contacto com um dos números dos médicos para saber o que se passava. Ao falar com um médico, esse deu-me a indicação que iria transmitir a informação à minha médica de família e que iriam entrar em contacto comigo.
Por volta das 15h00 voltei a ligar para o Centro de Saúde e novamente só atenderam a chamada ao fim da 7.ª tentativa. Voltaram a dizer-me que tinha de ligar novamente para o médico pois não tinham qualquer informação (eu já havia falado 2 vezes com a equipa médica).
Voltei a falar com uma médica que estava com os casos da minha médica de família, que solicitou que entrasse novamente em contacto com o número geral do Centro de Saúde e solicitar a marcação da consulta (esse contacto eu já havia feito por 3 vezes).
Voltei a ligar para o Centro de Saúde, ao qual encaminharam a chamada para a pessoa responsável pelo ADC (gabinete que estavam com as situações de Covd-19). Quando atenderam a chamada, tive de explicar novamente a situação, e disseram que não "era ali que marcavam consultas", dando-me indicação que deveria ligar para um outro número e solicitar a marcação da consulta.
Quando atenderam disseram novamente que não era ali, pois estava a ligar para unidade de Alhandra. A senhora que atendeu o telefone foi extremamente mal educada, tendo transferido a minha chamada para a central do lixo. O senhor que me atendeu na central não estava a perceber o que estava a passar e não sabia o motivo de terem passado a chamada para ele.
Após todo esse transtorno, tentei entrar em contacto com o Centro de Saúde de Vila Franca de Xira por 9 vezes, mas sem sucesso.
Até a data continuo a não ser atendido.
Data de ocorrência: 26 de março 2020